União dos Cineclubes do DF e Entorno

Encontro de Cineclubes do Distrito Federal e Entorno

Distrito Federal, Brasília, 03 de maio de 2012

Coordenação do Encontro
Aluízio Augusto

Convidadas
Berê Bahia, organizadora do catálogo Brasília 5.2 – Cinema e Memória
Cibele Amaral, coordenadora de audiovisual da SeCult\DF
Ana Arruda, produtora Sétima Produções

Representantes

Pablo Feitosa, representante DF e Entorno junto ao CNC (Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiro)
Flávia Felipe, Cine-teatro EIT
Thayse Limeira, cineclubista ex-integrante FEPEC
Alexandre Menezes, Cineclube Encruzilhada
Eraldo Santos, Cineclube Glauber Rocha

União dos Cineclubes do DF e Entorno

José Mauro, Cineclube GG
Ghisa Pôrto, Cineclube Chicão
Renata Callaça, SEDF\CoEMed
Aline Menezes, SEDF\CoEMed
Marly Vieira, Cineclube Mazzaropi
Karina Hollanda, Cineclube Darcy Ribeiro
Gilmar Ribeiro, SEDF\CoEMed
Aída Spósito, Cineclube Centrão
Rodrigo Garcia, Cineclube Entrada Franca
Gizélia Lemos, Cineclube Cafezinho
Irone Queiroz, jornalista Lago Notícias
Elimar “Carangueijo”, Curta nos Bairros
Edriane Daher, SEDF\Sec. Adjunta
Antonio Balbino, Cineclube Espaço Aberto
Andreia Gozzo, Cine Saracura
José César, Cineclube Gavião
Sílvia Borges, Curta na Quarta
Eric Macedo
Jácio Fiúza
Cauê Brandão

Apresentação

O Encontro de Cineclubes do Distrito Federal e Entorno foi um marco por vários motivos e alguns aspectos atribuíram um sentido simbólico. O mais especial foi a presença da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) com os representantes da Coordenadoria de Ensino Médio (CoEMed) reafirmando o compromisso de dar uma atenção especial aos cineclubes instalados nas unidades de Ensino Médio da Rede de Educação do DF.

As trocas, discussões, debates e encontros foram de uma intensidade enorme, pois nosso evento era de apenas um dia. Ouvimos história dos primórdios do cineclubismo no DF e Entorno, trocamos experiências de sucesso, aprendemos a lidar com as dificuldades comuns a todos os cineclubes e apontamos os rumos do cineclubismo na região.

A União dos Cineclubes do Distrito Federal e Entorno vem consolidar o movimento organizado na região propondo ações e parcerias para juntos criarmos um plano de trabalho que contemple as necessidades dos cineclubes de forma estratégica e eficaz. Nós, cineclubistas, temos agora o desafio de construir o Seminário de Cineclubes do DF e Entorno onde poderemos ampliar e avaliar melhor a metodologia proposta nas trocas dos saberes e fazeres nos cineclubes. O Encontro, também, nos trouxe a oportunidade de identificar pontos de convergência e de traçar caminhos para seguir.

A transformação estrutural proposta pela União com certeza levará tempo para ser implementada. Confirmar rumos, alterar outros ou implantar novos projetos que podem ser inspirados pelas experiências de outros estados. O encontro foi simbólico também, porque ocorreu com a participação do Entorno e em parceria com a Secretaria de Cultura do DF. Por estes e outro fatores, a União de Cineclubes do Distrito Federal e Entorno é motivo de inspiração, esperança e otimismo em relação ao cineclubismo na região do DF e Entorno.

Neste relatório compartilhamos as trocas realizadas no Encontro de Cineclubes do Distrito Federal e Entorno, realizado no dia 3 de maio de 2012, na Sala Alberto Nepomuceno, do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Aluízio Augusto
Coordenador do Encontro de Cineclubes do Distrito Federal e Entorno

Introdução

A realização do Encontro de Cineclubes do Distrito Federal e Entorno fortaleceu a organização dos cineclubes da região, na busca por unidade política e convergências de estratégias para melhorar a audiovisual. A melhoria da qualidade na organização, distribuição e exibição nos cineclubes, por meio de ações efetivas, foi o principal enfoque do Encontro.

Durante o Encontro, aproximadamente 25 pessoas participaram. As mesas foram distribuídas da seguinte forma, pela manhã a mesa Circuito DF e Entorno e pela tarde a mesa União de Cineclubes do Distrito Federal e Entorno. As mesas foram coordenadas por Ana Arruda e Aluízio Augusto.

Na parte final do Encontro após um breve debate ficou estabelecido que haverá um próximo Encontro para preparação do Seminário dos Cineclubes do Distrito Federal e Entorno, com data indicativa para ser realizado no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Desta forma, a Coordenação do Encontro de Cineclubes do DF e Entorno se coloca à disposição para consulta e apreciação desse relatório.

Síntese das apresentações

Mesa: Circuito DF e Entorno

O Encontro teve na sua primeira mesa, a apresentação geral da experiência do Coletivo de Cineclubes do DF, que teve seu marco no Seminário Circuito em Construção, realizado em 2009 no Cineclube Bancários. Ana Arruda ressaltou a importância do grupo que vem se dedicando a organizar e pautar as experiências cineclubista na região. Outro ponto foi a conquista do DF como projeto piloto na área do cineclubismo e educação. Antes de passar a palavra a Coordenadora de Audiovisual da SeCult, Cibele Amaral, se referiu a atenção ao diálogo com os cineclubes que essa gestão tem dado.

Cibele Amaral iniciou sua fala pedindo que cada representante de cineclube se apresentasse e falasse brevemente sobre a sua experiência. Após comentou da primeira parceria com a União de Cineclubes do Distrito Federal e Entorno, realizando a Mostra de UnB 50 anos – Cinema e Memória, do acesso a documentários históricos sobre a UnB e Brasília e como essa parceria é importante para concretização de políticas públicas e como outras mostras podem circular nos cineclubes.

A pesquisadora Berê Bahia começou falando da sua experiência de cineclubista e das sessões do Cineclube Gavião e como a repressão atuava. Apoiou os incentivos para o fortalecimento das ações nos cineclubes na forma de implementar as mostras organizadas por ela. Nos emprestou cópia da carta de retomada dos cineclubes organizada no 36º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Mesa: União dos Cineclubes do Distrito Federal e Entorno

Essa mesa teve o papel de informar de como a União de Cineclubes do Distrito Federal e Entorno chegou até ali e naquele formato.

Após uma breve introdução foi chamado a mesa Pablo Feitosa, representante DF e Entorno junto ao CNC /Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros que falou da importância da institucionalização de uma entidade representativa dos cineclubes. Relembrou de como o Coletivo dos Cineclubes do DF indicou dois cineclubes para receber o equipamento do Cine Mais Cultura em 2009. Ressaltou dos ajustes e dificuldades que ocorreram do projeto nas escolas, pois foi um dos monitores do Cine Mais Cultura. E de como foi o processo de sua indicação como representante e como vai ser sua ação na Pré-Jornada dos Cineclubes. Reforçou o convite aos presentes para participarem no debate da União e lembrou das bandeiras de luta do CNC. Destacou as particularidades da relação dos cineclubes e o sistema da Secretaria de Educação e de como a União pode desenvolver parcerias mais efetivas, inclusive ampliando o projeto dos cineclubes nas escolas de ensino fundamental.

Flávia Felipe, representante Cine-teatro EIT falou da força que ação Cine Mais Cultura deu para o cineclube que ela coordena, já que ele existia antes do projeto, como isso aconteceu possibilitando mais acesso aos curta-metragens, que gerou uma maior identificação entre os frequentadores e que suscita novos desafios ao modelo de educação. Mostrou a importância do cineclubismo como ponto de convergência da comunidade presente na escola. Finalizou falando como a União fortalece as ações gerando maior visibilidade as ações.

Eraldo Santos, representante Cineclube Glauber Rocha apresentou um outro caminho ao mesmo ponto de chegada dos cineclubes nas escolas e propôs mapear como funcionam os cineclubes nas escolas.

Thayse Limeira, cineclubista pernambucana e ex-integrante da FEPEC / Federação Pernambucana de Cineclubes, relatou sua experiência rica na federação e como foi o processo de institucionalização. Ressaltou a importância dos relatórios como ferramenta de fomento, como as oficinas de capacitação cineclubista de alunos ajudou a combater a evasão, tráfico, prostituição e como esse jovens se apropriaram do espaço, articulação em grupo, implantação de uma forma coletiva de trabalhar cidadania. Também falou como as oficinas foram elaboradas a partir da sensibilidade e mobilização, escutando o que os jovens precisavam ser trabalhado nas oficina.

Conclusão

Os representantes presentes de forma consensual, resolveram mudar a parte final da programação e propuseram que não fossem feitos grupos de trabalhos e permaneceram no auditório.

O Encontro foi avaliado de forma positiva e foi proposto mais um encontro com data e lugar a ser informado depois, antes do Seminário de Cineclubes do Distrito Federal e Entorno no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Uma sugestão para o próximo Encontro foi de ser realizado no 10º Festival Taguatinga de Cinema.

>>> Veja o Álbum de Fotos do Encontro

==================================================================================

16/04/12
Reunião para eleição de membros do Conselho de Representantes Regionais do CNC

 
Saudações cineclubistas a tod@s!

A equipe provisória de articulação e mobilização da União de Cineclubes do DF e Entorno convoca todos(as) cineclubistas para participarem da reunião para eleição de membros do Conselho de Representantes conforme e-mail abaixo encaminhado pela secretaria do CNC / Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros.

A reunião acontecerá dia 18 de abril de 2012, quarta-feira, às 19 horas na Sala 111 Ed. Baracat, no Conic, sala da CGA.
Na ocasião, poderemos também conversar sobre a União de Cineclubes do DF e Entorno após a eleição.
Compareçam, por gentileza. Vamos nos articular, cooperar e propor idéias para nossas ações.

Atenciosamente,

Alexandre Menezes – Cineclube Encruzilhada
Aluizio Carvalho – Cineclube Quintal
Eraldo dos Santos – Cineclube Glauber Rocha
Flávia Felipe – Cineclube Cine Teatro EIT
Pablo Feitosa – Cineclube Raizes

nós somos o público!
conselho nacional de cineclubes brasileiros

comunicacao2010.cnc@cineclubes.org.br

jbpn/2011

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s