comunicação

nação cineclube. nós somos o público!Democratizando a informação

A universalização do acesso a informação, a cultura e aos bens culturais – em especial os audiovisuais – , sempre foram princípios fundamentais ao cineclubismo e bandeiras de luta do cnc – conselho nacional de cineclubes brasileiros.

atualmente, após o lançamento da campanha mundial pelos  direitos do público, a importância destes princípios ganhou importância ainda maior, tornando praticamente impositiva a radicalização dos posicionamentos do movimento cineclubista brasileiro e do cnc em defesa da urgente necessidade profundas mudanças sobre as normas jurídicas, políticas públicas, práticas econômicas e sociais relacionadas ao tema, não só no brasil, mas mundialmente.

foi neste contexto que, nos últimos 7 anos, o movimento cineclubista brasileiro experimentou um significativo crescimento, conquistou importantes espaços institucionais, a ampliação das parcerias com outras entidades representativas da sociedade civil organizada, enfim, um formidável fortalecimento do cnc, da multiplicação das ações e do número de cineclubistas dispostos a participarem de nossas lutas.

é neste ambiente, que a diretoria de comunicação do cnc está buscando ampliar, aprimorar, manter e consolidar suas plataformas e seus instrumentos de comunicação – internos e externos – objetivando facilitar ao máximo o acesso e a organização do intenso fluxo de informações gerados pelo movimento, integrando as múltiplas redes que dele participam e criando nossa teia cineclubista.

planejamos ainda, na medida do possível e contando com a participação ativa e propositivas de tod@s os demais diretores, colocar em circulação um boletim semanal – o boletim nação cineclube – que buscará apresentar um resumo das principais notícias, temas e ações desenvolvidas pelo cnc, entidades estaduais e cineclubes associados.

pois é, estamos conscientes dos desafios que teremos que enfrentar.

que as tarefas que teremos à cumprir são imensas e que, individualmente, certamente jamais serão cumpridas satisfatoriamente, mesmo porque infindáveis.

sabemos porém, que coletivamente conseguiremos superar pelo menos os principais desafios.
temos certeza não estamos sozinhos.

afinal tod@s nós defendemos a ação colaborativa.
o livre compartilhamento.
a universalização do acesso à informação, às culturas e aos bens culturais.

sim, acreditamos no coletivo,
e nos direitos do público.

afinal, o público somos nós!

joão baptista pimentel neto joão baptista pimentel neto

diretor de  comunicação do cnc
comunicacao2010.cnc@cineclubes.org.br

Apresentamos resumidamente abaixo as principais plataformas, canais e instrumentos mantidos atualmente pela diretoria de comunicação do cnc.

√ nação cineclube. sites

cineclubes.org

ambiente em tiki wiki desenvolvido, organizado e mantido pelo cnc desde 2005, onde são mantidos a maior parte dos registros, informações e a memória do cnc e do movimento durante os últimos anos. voltado atualmente para a preservação da memória e para consultas internas. suas informações estão sendo organizadas e disponibilizadas no novo ambiente institucional da entidade – CNCbrasil.

cnc.brasil

novo ambiente institucional e público do cnc. utiliza wordpress e vêm sendo desenvolvido, organizado e mantido pela diretoria de comunicação desde dezembro de 2010. é atualmente a principal plataforma de comunicação da entidade e disponibiliza as principais e mais importantes informações sobre as atividades desenvolvidas. através de gadets busca facilitar o acesso e integração de todos os instrumentos de comunicação da entidade.


√ nação cineclube. lista nacional de discussão

√ cnc.diálogo

lista aberta ao público e não moderada de divulgação e debates. ativa desde 2004, a lista conta atualmente com mais de 1200 participantes. é o principal instrumento de troca de mensagens entre cineclubes, cineclubistas e  simpatizantes do movimento cineclubista brasileiro. administrada pela diretoria de comunicação e pela secretaria geral do cnc, a lista utiliza tecnologia yahoo grupos.


√ nação cineclube. grupos de trabalho

listas também não moderadas, porém mais restritas. voltadas a organização dos grupos de trabalho setoriais mantidos pelo cnc. objetivam estabelecer o debate e planejamento de projetos e ações das diversas diretorias, setores e temas de interesse da entidade e do movimento. administradas pelas diversas diretorias da entidade, as listas utilizam tecnologia google grupos. confira abaixo as listas atualmente em atividade

√ nação cineclube. gt acervo & difusão
√ nação cineclube. gt articulação nacional
√ nação cineclube. gt cineclubismo & educação
√ nação cineclube. gt comunicação & relações públicas
√ nação cineclube. gt formação
√ nação cineclube. gt memória & publicações
√ nação cineclube. gt mobilização & direitos do público


√ redes sociais

a cada dia cresce a importância das redes sociais como instrumentos de comunicação instantânea, mobilização e ação coletiva. atentos a isso, a diretoria de comunicação do cnc administra e alimenta com as principais informações várias ambientes de rede social. confira abaixo os principais

√ no facebook. /
√ no orkut. /
√ no twitter. /


√ nação cineclube. imagens & vídeos

imprescindível ao cineclubismo e a prática cineclubista, o acesso e compartilhamento de imagens e sons, enfim, de bens audiovisuais,  é fundamental para o cnc. confira abaixo os principais instrumentos utilizados

fotos

no flirk. / nação cineclube. galeria de imagens
√ no picassa. / nação cineclube. galeria de imagens
no cineclubes.br / galeria de imagens


vídeos

√ no youtube. / nação cineclube. vídeos
no vodpod / nação cineclube


outras ferramentas

√ experimente isso / nação cineclube. reader
√ agenda. / nação cineclube. agenda
biblioteca / nação cineclube. biblioteca
arquivos / nação cineclube. arquivos
√ mapas. / nação cineclube. mapas
últimas notícias / nação cineclube. news



nação cineclube avatarGt de Comunicação & Relações Públicas

coordenadora
Carolina Paraguassú Dayer – Cineclube Cascavel – Goiânia, GO

relatora
Simone Norberto – CineOca – Porto Velho, RO

participantes
Mariah Benaglia – PB (Tintin Cineclube)

Marcelo Cabala – RS (Lanterninha Aurélio)

Heraldo HB – RJ (Mate com Angu)

Niraldo Batista – BA (Interação)

Marcelo Dogat – AL (Olhar Periférico)

Jéssica de Oliveira Ramos – RJ (AMBM)

Shélida Almeida – SP (CC de Bag/ Edith Cultura)

Vinícius Souza.

√ Relatório

1. Introdução

O grupo de trabalho de Relações Públicas e Comunicação partiu dos depoimentos de cada representante de cineclube participante para definir as questões que consideramos importantes para o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC). Alguns pontos levantados coincidiram com as “Agendas Priorizadas de Comunicação”, que compõem o planejamento estratégico do CNC”.

1.1. Trabalhar e fortalecer a imagem dos cineclubes:
– Criar e consolidar a Comissão de Comunicação
– Construir agenda de relacionamento com a imprensa e outros canais de comunicação
– Elaborar estratégias de visibilidade às ações do coletivo de cineclubes

1.2. Criar canais de comunicação entre cineclubes
Diante disso, apresentamos como proposta a execução do mesmo, além de acrescentarmos novas ações, que foram pensadas tanto para a comunicação institucional e organizacional do CNC, quanto para os cineclubes.

2. Comunicação Institucional e Organizacional do CNC
No âmbito institucional o GT priorizou as seguintes propostas:

2.1. Melhorar as seguintes ferramentas de comunicação já utilizadas pelo CNC:
– A navegabilidade do site, tornando-o mais amigável para os cineclubistas;
– Ampliar e solidificar o trabalho de comunicação para as exibições em rede, assim como as formas de divulgação;
– Aprimorar a imagem e as relações do CNC junto às instituições públicas e privadas.

2.2. Criar as seguintes ferramentas de comunicação para o CNC:
– Banco de dados on line para que cada cineclube disponibilize a clipagem sobre o movimento cineclubista ou o próprio cineclube, que tenha sido publicado na sua cidade ou estado;
– Possibilitar o preenchimento dos relatórios no site, por meio de um banco de dados, que viabilize a geração de relatórios diversos, tanto para os cineclubes, quanto para o CNC;
– Criar e disponibilizar no site um manual da marca (para uma melhor aplicação da identidade visual do CNC)
– Plano de Comunicação Estratégica para o CNC

3. Comunicação para os Cineclubes (Projeto Global de Comunicação)

3.1. Criar um plano de comunicação modelo para ser disponibilizado como um manual aos cineclubes, contemplando:
– Orientações
– Listagem de todos os meios de comunicação
– Flexibilidade (O manual poderá ser editado e revisado em qualquer tempo, a partir das experiências relatadas pelos cineclubes filiados, que poderão servir de exemplos)
– Exemplos e ideias

Roteiro Básico Proposto (Manual)

O Cineclube
– Nome do Cineclube
– Situação Financeira Atual
– Organização (que tipo de instituição, se há parcerias, mantenedores, etc)
– Histórico das atividades e evolução do cineclube
– Perfil (Ramos de Atuação)
– Missão, visão e valores

Diagnóstico
– Qual a equipe atual e atribuição específica (função) de cada um dos profissionais, no caso de mais pessoas na diretoria de comunicação.
– O setor de comunicação possui um documento contendo uma política de comunicação? (Construir, observando a realidade de cada instituição/cineclube)
– A área de comunicação possui um projeto ou plano anual/semestral de comunicação?
– Quais as atividades desenvolvidas pela área de comunicação? Existe um planejamento que orienta a execução das mesmas? Como funciona esse planejamento?
– Quais os instrumentos de comunicação utilizados pelo cineclube?
– Quais as ameaças (localização, iluminação e clima inadequados, dificuldade de acesso, mudanças de governo,) e oportunidades enfrentadas pelo Cineclube?
– Quais as fraquezas e as forças que o Cineclube possui?

Ações
– Denominação e equipe do setor de comunicação:
Identifique as pessoas com afinidades na área (jornalistas, relações públicas, publicitários, radialistas, designers, diagramadores, fotógrafos, cinegrafistas, dentre outros)
– Propor pesquisa (definição de horário, local, público, instrumentos efetivos para cada tipo de público. A pesquisa deve ser feita por questionários, por e-mail, entrevista pessoal, fale conosco, etc, conforme a necessidade do cineclube)
– Traçar estratégias de comunicação com os seguintes instrumentos
* Material Impresso: Cartazes, Folders, Filipetas, Panfletos, Banner, Adesivos, Faixa, Zine, Camisetas;
* Internet: Mailling List; Sites (Blogs, Sites Institucionais, Sites Parceiros, Sites Hospedeiros), Mídias Sociais (Twitter, Facebook, Orkut, entre outros), Boletim Eletrônico, Grupos de Discussão;
* Comunicação de Massa: Jornal (Release) TV, Rádio, Celular (Ligações e SMS);
* Mídias Alternativas: Carros/Bicicletas de Som, Rádio Comunitárias/Rádio Poste, Agente Comunitário;
* Eventos: Aproveitar eventos culturais/educativos/etc para divulgar ações e/ou programação do cineclube (Congressos, Jornadas, Palestras, Encontros, Oficinas, Festivais, Simpósios, etc.);
* Promoção de eventos vinculados à atividade cineclubista: integrar outras atividades culturais vinculadas à ação cineclubista (Saraus Poéticos, Shows, Gastronomia, Datas Comemorativas, Grupos Sociais, etc.)

4. Relatos de experiências
O cineclubes terão espaço para relatar suas experiências, para que sirvam de exemplos aos demais

nação cineclube avatarDiretoria Comunicações

à diretoria de comunicações compete:

a) editar regularmente a publicação oficial do cnc;

b) disponibilizar página própria na internet;

c) viabilizar a edição sistemática, impressa ou através da internet, de publicações referentes à cultura, ao audiovisual e ao cineclubismo;

d) editar material de debate do cineclubismo, propiciando o confronto de opiniões;

e) promover e garantir a participação dos associados, sem qualquer forma de discriminação, nas publicações produzidas pelo cnc;

f) produzir material informativo para divulgação nos órgãos de comunicação;

g) responsabilizar-se pelos contatos com a imprensa em geral.

são responsáveis pela diretoria de comunicação:

joão baptista pimentel neto
diretor de comunicação
comunicacao2010.cnc@cineclubes.org.br
69.99843746
rua flamboyant, 249 – jardim nirvana
12941-235
atibaia, sp

difusão cineclube

simone norberto
diretora adjunta de comunicação

comunicacaoadjunto2010.cnc@cineclubes.org.br
11.84937373
porto velho, ro

cineOca

nós somos o público!
conselho nacional de cineclubes brasileiros

comunicacao2010.cnc@cineclubes.org.br

jbpn/2011

saiba+

comunidades, listas de discussão e sítios cineclubistas
CNC no Orkut
Cineclubismo no Facebook
Cineclubismo no Orkut
Cineclubes no NinG
Cineclubes no Twitter
CNC Diálogo
Cineclubes no Yahoo Grupo
Cineclubes SP
Cineclubismo
CreC
Difusão Cineclube 
Cachaça Cinema Clube
CC Adamastor
CC Aquiry
CC Atlântico Negro
CC Badesc
CC Beco do Rato
CC Beloca
CC Brasil Itália
CC Cascavél
CC Cauim
CC Central
CC Cinema Nosso
CC Curta Circuito
CC de Tubarão
CC Filosofia UECE
CC Janela
CC Jece Valadão
CC Joaquim Ribeiro Sadi
CC Krusmanta
CC Lanterninha Aurélio
CC LGBT
CC Lorena
CC Macaíba
CC Mario Pedrosa
CC Natal
CC Osvaldo de Oliveira
CC Paraty
CC Pilar de Mauá
CC Pólis
CC Revezes
CC Roberto Pires
CC Sala Escura
CC Silenzio
CC Tela Brasilis
CC Uberaba
CC UFGD
CC Vagalume
CC Zero MM
Cine Adapt
Cine Clube Ybitu Katu
Cineclube Independente Aberto
Cinema de Rua
Cinerama
Cocada Cineclube
Clube de Cinema de Marília
CreC - Centro Rioclarense de Estudos Cinematográficos
Difusão Cineclube
Dissenso Cineclube
Fanopeia Cineclube
Saphus Cineclube
CC Lanterna Mágica
Nitheroy Cineclube
Cine Em Debate

nós somos o público!
conselho nacional de cineclubes brasileiros

comunicacao2010.cnc@cineclubes.org.br

jbpn/2011

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s