2010. projeto memória capixaba

 

imagesEssa compilação de arquivos históricos do movimento cineclubista do Estado surgiu a partir do projeto Memória Cineclubista do Espírito Santo, vencedor do Edital 011/2009 da SECULT/ES para: criação e manutenção de cineclubes, e integração de linguagens referentes ao universo cineclubista no Espírito Santo.

O projeto de recuperação da memória cineclubista capixaba se insere em um projeto mais abrangente de recuperação, digitalização e disponibilização dos arquivos históricos do movimento cineclubista nacional.

Durante a 27ª Jornada Nacional de Cineclubes, produzida pelo CNC em Belo Horizonte em novembro de 2008, foi formado o GT Memória Cineclubista: 81 anos de Cineclubismo no Brasil para discutir a questão da memória do movimento cineclubista brasileiro, além de ter sido criado o cargo de Diretor de Memória para propiciar ações no sentido de recuperação de documentos do movimento.

Foi constatado pelo GT, a existência de uma restrita memória documentada e sistematizada do movimento cineclubista e dos cineclubes brasileiros, verificando-se apenas a existência de acervos de documentos esparsos da memória pessoal de cineclubistas que atuaram em diversas fases do movimento.

A partir dessas constatações, com vistas à preservação da sua identidade e à promoção do autoconhecimento e senso crítico do movimento, viabilizando a realização da pesquisa, do estudo e da reflexão sobre a sua prática, chegou-se à resolução de se propor uma recomendação a todos os cineclubes filiados ao CNC a necessidade da preservação e registro de suas atividades para a criação de uma memória para o futuro. Foi definido então, um plano de trabalho pela Diretoria de Memória que foi apresentado a toda a Diretoria do CNC e por ela aprovado na reunião ocorrida em Atibaia, SP, em abril de 2009.

Nesse planejamento, optamos por começar as nossas ações pelo Espírito Santo como um projeto piloto a ser implantado posteriormente em todo o Brasil. Definiu-se assim, por se entender que o Estado teve uma importante participação no movimento, por ser a sede do CNC em alguns momentos e por ter uma grande quantidade de documentos do movimento concentrados aqui, em posse de vários cineclubistas históricos residentes no Espírito Santo e de atuação importante no movimento nacional, como Mariza Teixeira, Orlando Bomfim, Margarete Taquete, Antônio Claudino de Jesus, Sebastião Ribeiro Filho e outros.

Desde a década de 70, o movimento tem sido expressivo no Espírito Santo que hoje é sede do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – CNC e  avança para o interior, além de estar se organizando na região metropolitana, com o surgimento de vários cineclubes novos e a integração destes a vários movimentos sociais e culturais, assim como a entidades audiovisuais locais, nacionais e internacionais, como a ABD Capixaba, a ABD Nacional, o Congresso Brasileiro de Cinema – CBC, Federações Estaduais de Cineclubes, o CNC e a Federação Internacional de Cineclubes – FICC.

A nossa proposta é que este projeto tenha continuidade a partir desse pré levantamento, com uma etapa posterior onde pretendemos construir um site específico para a memória do movimento cineclubista capixaba, para que o trabalho de construção da memória do futuro se dê de forma permanente e continuada.

Sendo assim, este espaço disponibiliza o resultado da primeira fase do projeto derivada do edital da SECULT/ES e, a partir deste momento, continuaremos a recolher e disponibilizar o material em posse dos cieclubistas que se disporem a nos ceder (publicações, documentos, cartazes, folhetos, filipetas, etc), dimensionando melhor o movimento cineclubista no Estado.

Assim, todo esse acervo documental poderá ser preservado e começaremos a traçar a sua história, dando visibilidade às ações cineclubistas do Estado e do Brasil.

A Associação de Cineclubes de Vila Velha, filiada ao CNC, já fez um pré levantamento que originou uma exposição na Galeria Eugênio Pacheco de Queiroz, localizada na praça Duque de Caxias em Vila Velha em 2006, com a parceria do CNC. O material coletado já se encontra em sua sede no Movimento Comunitário de Jardim Marilândia e todo compilado e organizado no blog da Memória Cineclubista Capixaba.

Hoje vivemos um momento muito particular na História, em que a tecnologia digital abre uma oportunidade única de democratização dos meios de produção e difusão audiovisual. E a proposta cineclubista talvez seja a que melhor se adequa a uma perspectiva de renovação democrática nesse campo.

Esse projeto ainda será usado como piloto de um projeto nacional a ser implantado pelas Federações Estaduais, Associações e Cineclubes que se engajarem no processo de recuperação da memória formando uma rede de informações que estará interligada pelo Conselho Nacional de Cineclubes.

Visite a galeria contendo os arquivos históricos do movimento cineclubista capixaba.

*********************************

Realização

CNC_logo_150

Apoio

loco ACCVV_150

Patrocínio

logo - secult funcultura_150

Confira aqui o link para o projeto de recuperação da Memória do Cineclubismo no ES:

http://culturadigital.br/memoriacineclubeses/

Anúncios

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s