2005. 2º Encontro Gaúcho de Cineclubes / Carta de Porto Alegre

Carta Cineclubista de PoA

fevereiro de 2005

Por: Bia Werther em: Qua 02 de Feb, 2005 06:32 PST
(807 Leituras)

Nota: star star star star star star star (7.00/10)
Por ocasião do 2º ENCONTRO GAÚCHO DE CINECLUBES realizado em Porto Alegre, RS, paralelamente ao FSM, espaço que gerou debates, intervenções e mostras entre os dias 25 e 30 de janeiro, várias conclusões e tomadas de decisão foram tiradas além de encaminhadas várias ações e atividades.
Com apoio do Iecine-RS, Governo do Estado do RS, Casa de Cultura Mario Quintana e APTC-ABD/RS, estiveram presentes na capital gaúcha nos dias 25 e 26 nos debates e nos demais dias do FSM em mostras cineclubistas ocorridas em salas culturais e nas ruas da cidade, cineclubes de Cuiabá (MT),Gramado (RS),Niterói (RJ) Porto Alegre (RS), Rio Grande (RS).

Também se fez representar uma associação de cinema, Ascine, como observadora.

Além de viabilizar o fortalecimento do intercâmbio, o encontro propiciou que os núcleos relatassem suas experiências locais, dificuldades, soluções e formato. Foram tiradas várias decisões objetivas e vários momentos de destaque aconteceram durante os dias do Debate, das Mostras e Intervenções.

AS DECISÕES:

Resoluções que dão continuidade às metas e objetivos do Comitê Gaúcho de Cineclubes.

1- Apoiar integralmente o Cineclube Cinemaníaco, primeiro cineclube brasileiro que tem um projeto que visa exibir filmes cineclubistas na web. Este projeto é considerado PRIMORDIAL pelo movimento gaúcho cineclubista já que os poucos espaços que exibem curtas na web mantém critérios elitistas, fechando possibilidade de exibição para a maioria dos curta-metragistas que não estejam no restrito circuito dos premiados nos grandes festivais.

2 – Iniciar ações efetivas para a integração do interior do estado, como segue:

2.a) Viabilizar oficinas de cineclubismo e produção em Rio Grande para fortalecer a ação do Cineclube Rio Grande e incentivar o experimento de produção desenvolvido pelo núcleo local.

2.b) Apoiar o Cineclube Mbb de Gramado no sentido de ampliar o apoio da prefeitura daquela cidade. Também o Comitê Gaúcho deverá redigir documentos ao diretor do Festival de Gramado e enviar representante para futura reunião entre os cineclubistas de Gramado e o Festival no intuito de propor parceria na forma de oficinas e mostras ao longo do ano além da viabilização do próximo Encontro Gaúcho durante o Festival de Gramado, com lançamento da Federação e visita de representante do CNC.

2.c) Criar uma estratégia de apoio incondicional ao Cineclube Grande Angular, de Caxias, que corre o risco de perder a programação da Sala Ulysses Geremia, única sala cineclubista do estado.

2.d) Colaborar com a formação do Núcleo de Cuiabá, hoje com uma estreita ligação com o Cine 8 de Porto Alegre e parceiro na realização do FLõ-Festival do Livre OLhar, único festival do RS promovido e realizado estritamente por cineclubes locais e de vários estados. Para colaborar com Cuiabá, o Movimento Gaúcho cuidará de disponibilizar acervo.

biAh weRTHer, diretora de Comunicação do CNC, ficou incumbida de incluir o representante presente, Diego Lima, na lista de discussão oficial do CNC e apresenta-lo aos membros do CNC que atuam no Centro-Oeste.

CINECLUBISTAS E A DIVERSIDADE AUDIOVISUAL NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

O Comitê Gaúcho de Cineclubes achou por bem destacar os principais
momentos de ação cineclubista ocorridos durante o FSM em complemento ou paralelos ao 2º ENCONTRO GAÚCHO DE CINECLUBES.

1 – Lançamento do sítio teste do Movimento Gaúcho.
http://www.cinemaniaco.com.br/movimentogaucho.php (external link)
Com apoio do site Cinemaníaco, que tem sido o apoiador oficial do movimento no sul.

2 – Durante o Encontro ocorreu a inclusão oficial de uma nova ação ao Movimento Gaúcho de Cineclubes, O NUVICS, de Porto Alegre que exibe e discute documentários.

3 – O Cineclube dos Alunos da PUC oficializou o nome definitivo do núcleo, apresentando o Cineclube BAH, que já começa sua ação sendo a núcleo responsável pela curadoria e premiação da Mostra de Filmes de Curso realizada dentro do FLô – Festival do Livre OLhar.
A apresentação e os objetivos do BAH, estarão brevemente no sítio do movimento gaúcho.

4 – Em reunião com a Coordenadora do Comitê Gaúcho de Cineclubes o Cinè-Club Amelie Poulain apresentou seu projeto de mostra inaugural para março dando início a uma série de ciclos de filmes femininos.

5 – A diretora do projeto Quinta Independente, Laura Leinier, embora não tenha podido participar dos dois dias de debate, fortaleceu muito as atividades e a diversidade das ações ao apresentar a intervenção Transeuntes juntamente com Thais Petzhold durante as madrugadas numa esquina do Bairro Cidade Baixa. O Transeuntes mistura vídeo, música incidental, dança, textos e fotos.
É um projeto de rua premiado no Fumproarte e pôde ser apreciado por milhares de pessoas de todo o mundo durante o FSM.

6 – O projeto de Audiovisual a serviço do Psicodrama Videopsicodrama: Cenas de um Brasil sem Homofobia que acontedeu no Cais do Porto, dirigido pela associada do Cine 8, Sissi Malta Neves reuniu por 5 dias mais de 500 participantes e faziam parte do programa oficial do FSM.

7 – A Carta de Rio Claro foi distribuída por biAh weRTHer, a participantes latinos presentes no FSM.

CONCLUSÃO

O Movimento Gaúcho de Cineclubes e todos os demais presentes acreditam que tanto os debates do 2º Encontro Gaúcho como todos os diversos momentos cineclubistas ocorridos durante o FSM demonstram a grande mobilização das ações sem fim lucrativo no Brasil e na América Latina. A necessidade que nos une é a de ocupar os espaços hoje reservados, em sua maioria, a ações de caráter corporativista e pouco preocupadas com a inclusão.

O momento de retomada se fortalece a cada dia assim como nossa união pela formação de público e incentivo aos realizadores com idéias livres.

31 de janeiro de 2005
PELA PLURALIDADE!!

Ciné-Club Amelie Poulain,
Cineclube Bah,
CinecRube Bang Bang,
Cine 8,
Cinemaníaco,
Cineclube dos Estudante de Pedagogia da UFRGS,
NUVICS,
Cineclube Grande Angular,
Cineclube Rio Grande,
Cineclube Mbb,
Clube de Cinema Mbb,
Núcleo de Cuiabá,
Porto Lume Cineclube, Projeto Quinta Independente
Ascine-RS.

COMITÊ GAÚCHO DE CINECLUBES – pela pluralidade !comite_cineclubes_gauchos@yahoo.com.br

“Se o perfil do teu projeto de mostra, discussão, estudo e/ou realização de filmes
não tem compromisso com o lucro mas sim com a formação de platéia, a transformação, a pesquisa de linguagem e a difusão do cinema independente, Participa do Movimento Gaúcho de Cineclubes!
Podes te associar a um Cineclube gaúcho ou nós te ajudamos a organizar o cineclube da tua turma.”

informações: comite_cineclubes_gauchos@yahoo.com.br
participa da lista de discussão: cineclubistassul@yahoogroups.com.br

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s