CNC articula oficialização do Dia do Público

Proposta conta com apoio de parlamentares e de entidades do audiovisual brasileiro

Cineclubista de carteirinha e um dos fundadores do FAIA / Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, o ex-Prefeito de Atibaia e Deputado Estadual Beto Trícoli (PV/SP) protocola na próxima terça feira, na ALESP / Assembléia  Legislativa do Estado de São Paulo, projeto de lei propondo a criação e oficialização do dia 10 de maio, como Dia Estadual do Público e do Cineclubismo Paulista. Segundo Beto, a iniciativa de sua propositura foi motivada pela leitura do artigo publicado nesta coluna Marv@da C@rne, através do qual tomou conhecimento de que a luta pelo reconhecimento internacional desta data como o Dia Internacional do Público, foi encampada pela FICC / Federação Internacional de Cineclubes durante a realização do VI EIAC / Encontro Iberoamericano de Cineclubes realizado no ano passado dentro da programação do 6 FAIA / Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual. “A militância no movimento cineclubista foi uma das primeiras atividades políticas que pratiquei na minha vida e até hoje, continuo nutrindo grande simpatia e, sempre que possível, apoiando este importante movimento cultural. Por outro lado, após a leitura da Carta dos Direitos do Público constatei que minhas idéias continuam mantendo grande afinidade com as propostas que são ali defendidas pelo movimento cineclubista e daí resolvi propor o projeto. Afinal, como sempre me diz o Pimentel: o público somos todos nós!” – declarou o deputado do PV.

A oficialização do dia 10 de maio como Dia do Público e do Cineclubismo brasileiro conta ainda com o apoio de diversas entidades do audiovisual brasileiro, como por exemplo do CBC / Congresso Brasileiro de Cinema e está ainda sendo também articulada pela Diretoria do CNC / Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros junto ao Congresso Nacional, através da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura. Segundo o Diretor de Comunicação do CNC, João Baptista Pimentel Neto que também representa o setor do audiovisual do Conselho Consultivo da Frente o assunto já foi tratado com a presidente da Frente, Jandira Feghali (PCdoB/RJ) e com diversos outros parlamentares, como por exemplo, os Deputados Federais Stephan Nercesian (PPS/RJ), Tirica (PR/SP), Roberto Santiado (PSD/SP), Penna (PV/SP), entre outros, e todos se comprometeram a assinar um projeto propondo a tramitação da matéria. Também o senador Inácio Arruda (PCdoB/CE) demonstrou interesse em apoiar a proposta.

Segundo Pimentel, a elaboração das justificativas e formatação do projeto de lei para tramitação no Congresso Nacional estão praticamente prontos, já que o teor é praticamente idêntico ao projeto que será protocolado pelo deputado Beto Trícoli, alterando-se apenas a abrangência da proposta. “Sabemos que este tipo de matéria, até por conta de tratar-se de projetos de lei de autoria dos próprios deputados, tem uma tramitação bastante demorada nas casas legislativas, mas via de regra, acabam sendo aprovados. Então, estamos dando um primeiro passo, articulando e garantindo a tramitação dos projetos em São Paulo e em Brasília e acreditamos que a iniciativa acabará se repetindo em todos os outros estados através de articulações dos cineclubistas com outros deputados estaduais.”. – finalizou.

CNC.Comunicação
E-mail: comunicacao2010.cnc@cineclubes.org.br

Visite: cncbrasil.wordpress.com

Um comentário sobre “CNC articula oficialização do Dia do Público

  1. iara dias da rosa

    Bom dia!

    Meu nome é Iara Dias do CINE CLUBE ONDA VERDE de Guapimirim fiz o recadastramento do nosso CINE e não consta na listagem de Cines do RJ. Por favor verificar e responder a este Email.

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s