Cineclubes do Ceará também lançam Carta Aberta ao MinC

CARTA ABERTA DO MOVIMENTO CINECLUBISTA CEARENSE

A SECRETARIA DE AUDIOVISUAL – SAV
MINISTÉRIO DA CULTURA
GOVERNO FEDERAL

Fortaleza, 25 de janeiro de 2011.

Prezados senhores,

O movimento cineclubista cearense, representado pelo CICLO-CE – Cineclubes Organizados do Ceará, e o Fórum Cearense do Audiovisual torna público seu repulso ao completo abandono ocasionado pela falta de comunicação e acompanhamento em relação ao edital Cine Mais Cultura lançado no dia 14 de junho de 2010, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Na ocasião foram selecionados 26 entidades, cujo resultado foi publicado no site do MinC (ver em http://ciclo-ce.blogspot.com). Desde então, as referidas instituições aguardam o cronograma de trabalho que nunca é repassado pelos gestores da ação Cine Mais Cultura, mantidos pela Secretaria de Audiovisual – SAV. A mesma situação se repete nas cidades de Canoas (RS), São Luís (MA), Lauro de Freitas (BA), Nilópolis (RJ), Bento Gonçalves (RS), Parobé (RS), João Pessoa (PB), Taquara (RS), São Leopoldo (RS), Capão da Canoa (RS), em editais municipalizados (parceria Governo Federal e as Prefeituras), além de atingir diversas entidades de Maranhão, Paraíba e Piauí (parceria Governo Federal e Governo do Estado).

O movimento cineclubista cearense apoia as cartas de Sergipe e da Bahia, e também soma o coro das exigências ao Ministério da Cultura para que se cumpra, até o dia 31 de janeiro de 2012, o retorno imediato da comunicação da SAV junto a Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR, no sentido de já divulgarem para essa data o cronograma de oficinas, da entrega dos equipamentos, além da efetivação do cadastro na Programadora Brasil, para que as entidades já possam solicitar o recebimento dos filmes que tem direito.

Salientamos ainda que o movimento cineclubista cearense tem alcançado grandes vitórias nos últimos anos. Hoje temos já formados pelo edital do Cine Mais Cultura 78 entidades no Ceará que contam, há dois anos, com a possibilidade de manterem suas ações no Edital Ceará de Cinema e Vídeo que premia projetos de manutenção cineclubista no valor de até R$ 24.000,00. Somos reconhecidos nacionalmente pela mobilização cineclubista que fazemos em nosso estado (ver parte do histórico em http://ciclo-ce.blogspot.com).

Estarrecidos diante o hiato de comunicação que se deu ao longo de aproximadamente a mais de um ano desde o lançamento do resultado do edital Cine Mais Cultura/Prefeitura de Fortaleza, cobramos dos órgãos competentes a urgência do retorno, face ao que entendemos como imoralidade política.

Assinam o abaixo-assinado,
— 
CICLO – CE | Cineclubes Organizados do Ceará

http://ciclo-ce.blogspot.com
http://www.facebook.com/cineclubes.organizados.do.ce
http://twitter.com/CicloCE

Um comentário sobre “Cineclubes do Ceará também lançam Carta Aberta ao MinC

  1. Pingback: Movimento cineclubista e as ações “paralisadas” do Minc (compilação de cartas ) « BECO DO RATO

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s