Mostra do Audiovisual do Cineclube Coxiponés completa uma década

2011 é um marco para a Mostra de Audiovisual Independente e Universitário do Cineclube Coxiponés, realizada no Auditório do Centro Cultural da UFMT de 16 a 19 de novembro às 19:30, pois é o ano em que se completam dez anos do projeto.

Durante este período muita coisa mudou no cenário audiovisual brasileiro, principalmente no universitário. Equipamentos mais acessíveis ao público chegaram ao mercado, novas estéticas, novos experimentos foram feitos; logo a produção audiovisual independente e universitária aumentou.

Segundo o supervisor do Cineclube Coxiponés, Moacir Francisco Barros, a Mostra vem resistindo a uma década, feita apenas com recursos da própria UFMT, através da PROCEV e continua sendo uma vitrine para os novos realizadores. Neste ano a Mostra passou por mudanças em seu nome, substituindo “Vídeo” por “Audiovisual”. “Necessidade que achamos indispensável por expressar melhor o momento de convergências tecnológicas que permite ao realizador utilizar-se de diferentes formatos e ferramentas para criar”, afirma Barros. Uma das novidades desta edição são os vídeos de apresentação da Mostra, realizados por estudantes e professores da habilitação Radialismo do Curso de Comunicação Social da UFMT.
Nestes dez anos, a Mostra se consolida como um dos projetos audiovisuais com continuidade no calendário anual de mostras e festivais brasileiros. “Através dos trabalhos exibidos ao longo dessas dez edições, um pouco mais do próprio Mato Grosso e da cidade de Cuiabá pode ser desvelado. Um Brasil plural e efervescente vai sendo aquarelado. O cinema resistiu e resiste. O cinema pulsa e impulsiona novos fazedores de fita”, enfatiza Fabrício Carvalho, Pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT.
A Mostra do Cineclube Coxiponés inova também em suas categorias. Além das já existentes – independente e universitário – neste ano haverá a categoria web movie, que premiará os vídeos produzidos para sites de compartilhamento da internet. Trinta trabalhos foram selecionados das 5 regiões brasileiras e serão exibidos a partir de quarta-feira, 16 de novembro até o sábado, 19 de novembro, sempre as 19:30 no Auditório do Centro Cultural da UFMT. Os trabalhos serão premiados de acordo com votação do juri popular e oficial. A entrada é franca para todos os dias da Mostra. Na quarta-feira haverá coquetel após as exibições. Mais informações: 3615-8377.
Homenageado da Mostra: Sr. Névio Lotufo, amante do cinema em Mato Grosso
No interior das instalações do Cineclube Coxiponés está localizado um mini-auditório com capacidade para 35 participantes, cujo objetivo é realizar sessões de difusão audiovisual e também ser um espaço para oficinas, palestras, discussões e aulas sobre cinema. Inaugurado em 2009, este mini-auditório foi batizado de Sala Névio Lotufo, em homenagem a uma das personagens mais entusiasmadas com o cinema em Mato Grosso: o Sr. Névio Lotufo, falecido recentemente, no último dia sete de outubro.
Névio Lotufo faz parte da história da cultura mato-grossense. Colecionador de carros antigos, fotos, projetores de cinema, era um admirador da sétima arte e personalidade icônica do audiovisual local. Frequentador de bailes, registrou em película e em vídeo uma variedade de situações envolvendo acontecimentos sociais da cidade e, principalmente, situações do cotidiano familiar.
Como homenagem, a 10ª Mostra de Audiovisual do Cineclube Coxiponés relembrará algumas histórias que amigos e admiradores viveram com o Sr. Névio. Também será exibido trecho do documentário “Resgate: quem está no centro da América do Sul”, de Luiz Marchetti, que guarda belas imagens desta personalidade da cultura matogrossense.

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s