CNC participa do 1° Seminário Arranjo Produtivo Local em Audiovisual na Mata Norte

Nos dias 19 e 20 de novembro, Goiana sediará o 1° Seminário Arranjo Produtivo Local em Audiovisual na Mata Norte. A Diretora Regional Nordeste, Graziele Ferreira e o Diretor de Articulação, Gê carvalho participarão e representarão o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros no evento.

O encontro faz parte da programação da 1° Mostra Canavial de Cinema e vai reunir produtores independentes, representantes de Pontos de Cultura e de entidades do setor de audiovisual, técnicos, gestores públicos e ativistas sociais com o objetivo de fortalecer a organização em torno da produção audiovisual

O Seminário possibilita o debate sobre maneiras criativas de consolidar um Arranjo Produtivo Local (APL) em audiovisual para a Mata Norte de Pernambuco e discutirá formação técnica, captação de recursos, formalização de parcerias e estruturação física e jurídica que possibilitem a APL em audiovisual.

Algumas das potenciais contribuições da APL à cadeia do audiovisual na Mata Norte referem-se à geração de empregos e ao desenvolvimento da economia local, sem falar na capacidade de expressão entre os grupos sociais e afirmação de identidade através da linguagem audiovisual.

Assim, o 1° Seminário Arranjo Produtivo Local em Audiovisual na Mata Norte dá o primeiro passo para uma mais eficiente atuação dos profissionais do setor nessa região, possibilitando o questionamento sobre os aspectos que envolvem o nosso cinema e contribuindo ainda para um acesso mais freqüente e revelador à produção audiovisual na Mata Norte de Pernambuco.

Confira a Programação

DIA 19 NOV

ABERTURA – 9h

MESA 1: Arranjos Criativos – 10h às 12h.

Bertrand Linra | Realizador; professor de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Representante da cooperativa Filmes à Granel / João Pessoa Paraíba.

Marcos Carvalhos | Idealizador e coordenador do Projeto Cinema no Interior. Dirigiu as Etapas Serras Gaúchas, Foz do Iguaçu, Planalto Central, Pantanal, Amazônia, Vale do São Francisco, Alagoas, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Rio Grande de Norte, Piauí e Maranhão. Produziu e Dirigiu (junto com Wagner Miranda) o longa-metragem “Na quadrada das águas perdidas”. Está trabalhando na finalização do longa-metragem “O Gigantesco Imã” (Roteiro e Produção junto com Petrônio de Lorena e Tiago Scorza).

Grazile Ferreira | Coordenadora Geral NPD Orlando Vieira | Olhar Brasil; Diretora Nordeste CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros; Diretora Executiva SERCINE – Festival de Cinema Universitário de Sergipe.

Eduardo Bahia | Vice-presidente dos Saudáveis e Subversivos e Coordenador do Barão Cineclubes.

MESA 2: Formação Técnica em Audiovisual – 14h às 15:30h.

Cíntia Falcao | Documentarista e radialista pernambucana, graduada em Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora de Formação do CANNE- Centro Audiovisual Norte-Nordeste/ Fundação Joaquim Nabuco.

Silvia Macedo | Professora da Universidade Federal de Pernambuco no curso de Cinema. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e Mestre em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002). Em 2004 iniciou seus trabalhos com produção de arte, no Longa Cinema , Aspirina e Urubus, de Marcelo Gomes. Fez Direção de Arte para vários curtas e peças de teatro e em 2007 foi trabalhar no Espaço Cenográfico de J.C. Serroni onde concluiu o curso de especialização em Cenografia e Arquitetura Cenográfica. Atualmente é sócia do Espaço Coletivo O Canal, que desenvolve projetos culturais para cinema e teatro e está concluindo o curso de Especialização em Estudos Cinematográficos da Universidade Católca de PE.

Mannuela Costa | Produtora e diretora; Diretora Presidente da Associação Brasileira de Documentaristas de Pernambuco/Associação Pernambucana de Cineastas (ABD/APECI). Mestra em Comunicação pela UFPE, onde é professora assistente, ministrando as disciplinas de Pré-produção e Produção e Economia Cultural para o Curso de Cinema, onde desenvolve pesquisas na área de produção e economia da cultura, com ênfase em políticas culturais para o audiovisual.

Professor Leonardo Castro | Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos pelo Centro Universitário Senac-SP, Graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e Televisão pela Universidade Estadual de Santa Cruz-BA. Atua como realizador desde 2001 em funções como edição/montagem, direção de fotografia, roteiro e direção e como professor na área de audiovisual desde 2009. Atualmente coordena os cursos de Cinema de Animação e Rádio, TV e Internet das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO).

20 NOV

 

 

 

Mesa 3: DIRETO À COMUNICAÇÃO – 15:30h às 17h.

 

Gê Carvalho | Diretor de Articulação do CNC; Membro Fundador e Presidente da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC); Idealizador, produtor e apresentador Cine Chinelo NoPE; Oficineiro e Monitor do Cine Mais Cultura; Coordenador Geral e Curador do Cinecluble Amoeda Digital; Produtor de set (Platô) e Assistente de Produção do curta-metragem ‘Poeta Urbano’, Recife – PE, projeto de realização do filme em cinema 35 mm de Antônio Carrilho sobre poetas e seus caminhos.

 

Ivan Moraes | Jornalista, escrevedor, integrante do Centro de Cultura Luiz Freire, conselheiro do Movimento Nacional de Direitos Humanos, editor e apresentador do Pé na Rua, dono da Bodega. (www.bodega.blog.br). É autor de Quasamar (poemas, 2000), Problema de Coluna (crônicas, 2003) e Kanimambo (relatos de viagem, 2007).

 

Cátia Oliveira | Jornalista e Integrante do Fórum Pernambucano de Comunicação – FOPECOM; Vice-presidente da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC).

 

Milena Evangelista | Assessora da Coordenadoria de Audiovisual da FUNDARPE. É jornalista, formada em 2005 e especialista em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Participou da equipe de produção de vários documentários, entre eles: Cultura do Açúcar (2005), Identidade e Contemporaneidade (2005), Produção Cultural e Propriedade Intelectual (2004).

MESA 4: Realização Audiovisual na Mata Norte – 14h às 15:30h.

Joana Dárc Ribeiro (Jane) | Diretora de Cultura da Prefeitura Municipal de Vicência. Colaboradora do Movimento Canavial e Coordenadora do Ponto de Cultura Poço Cumprido que tem cede no centenário Engenho Poço Cumprido, estrutura apta e disponível para receber investimentos referente a produção audiovisual.

Afonso Oliveira | Em 2010 recebeu o prêmio TUXAUA do Ministério da Cultura. Lançou o livro Método Canavial – Introdução à Produção Cultural. É coordenador do Pontão de Cultura Canavial – Agência de Projetos Culturais. É coordenador do Ponto de Cultura Estrela de Ouro. Está realizando seu primeiro filme, Kaosnavial junto com Marcelo Pedroso.

Caio Dornelas | Colaborador/Fundador do IAPOI Cineclube. Membro da diretoria da Federação Pernambucana de Cineclubes. Coordenador Geral da Mostra Canavial de Cinema e Representante Setorial do Audiovisual – Mata Norte. Militante da causa de inserção da exibição, formação e produção audiovisual nas cidade de pequeno e médio porte.

MESA 5: Políticas Públicas para Novos Realizadores – 15:30h às 17h.

Hermano Figueiredo | Realizador; Exibidor Alternativo e Cineclubista.

Edgar Andrade | Delta Zero/Porto Digital

Carla Francine | Coordenadora de Audiovisual e Secretaria de Cultura de Pernambuco. Jornalista, formada pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Participou das equipes de produção das séries Expresso Brasil, 1997 e Mestres de Ofícios, 1998, coordenou a produção das séries Indústria Cultural no Brasil,2000 e Nordeste Feito à Mão, 2001,todas exibidas na TVE e Cultura, Sigths & Sounds,CNN, 1997, Os Brasileiros, Discovery Channel,2000.

Maíra Lima Brandão | Representação Regional Nordeste Ministério da Cultura (RRNE/MinC)

 

 

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s