Seminário sobre Cineclubismo, Cinema e Educação em Salvador

Seminário na Bahia debate a utilização do audiovisual como recurso pedagógico

O espaço para encontros e propostas para a difusão do movimento cineclubista sempre fez parte da história da Jornada.  Nesta edição, dentro da programação do festival, a  União de Cineclubes da Bahia promove o “Seminário de Cineclubismo: Cinema e Educação”, no Hotel Victoria Marina,  no Salão Ilha de Maré, a partir das 9h, do dia 15 de setembro.

A Mesa-Redonda será composta por Guido Araújo (diretor da Jornada), Noilton Nunes (cineasta), Monica Trigo (representante regional do Ministério da Cultura), Paulo Valente (Diretor de Curriculos Especiais e do Cinemação da Secretaria Estadual de Educação), Sofia Federico (Diretora da DIMAS), Maria de Lourdes Nova (Coordenadora do Mais Educação Prefeitura Salvador), Diogo Carvalho (Assessor para Juventude e Culturas Digitais), Luis Alberto Cassol (Presidente do Centro Nacional de Cineclubes – CNC), Jorge Conceição (Diretor de Formação do CNC) e Gleciara Ramos (representante institucional da União de Cineclubes da Bahia).

Após a exposição na Mesa Redonda, os cineclubes farão uma apresentação de experiências das ações do Cine Mais Cultura, do Lanterninha, Cineclube Mocamba/Itabuna, do Cineclube no Ilê Axé Opó Afonjá e na Escola Municipal Eugênia Ana dos Santos, da TV Pelourinho, e demais cineclubes que atuam prioritariamente em parceria com as escolas. Ainda serão exibidos filmes selecionados na Jornada deste ano, realizados através do circuito cineclubista no Bairro da Paz, Pelourinho, Alto do Cabrito, Itaparica, Itapuã e Ilê Axé Opó Afonjá, com a presença dos realizadores para o debate.

Segundo Gleciara Ramos, este Seminário é uma iniciativa da CNC  com a articulação do Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Secretaria de Educação do Estado e do Município e com  Secretaria de Cultura para dinamizar a presença do audiovisual como recurso pedagógico nas escolas públicas. “É necessário a disseminação e democratização das obras audiovisuais e desta linguagem, desde a primeira infância, com toda a  comunidade que participa da vida em torno de cada escola”, conclui a cineclubista.

A União de Cineclubes da Bahia integra o Conselho Nacional de Cineclubes e reúne hoje no estado  175 cineclubes espalhados em todos os territórios de identidade da Bahia.

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s