Ministra da Cultura promete cinema e cultura nas escolas

O senador Cristovam Buarque participou ontem (24/8) de audiência com a ministra da Cultura, Anna Hollanda, juntamente com as senadoras Lídice da Mata e Ana Rita e os deputados Raul Henry, Tiririca, Luciana Santos, Jandira Feghalli, Marina Santana, Paes Landim, Carmem Zanotto, Fátima Bezerra, Paulo Rubens Santiago e Professora Dorinha. Vários assessores da ministra também participaram da reunião, inclusive o secretário Executivo, Vitor Muniz.

O senador pediu à ministra empenho dos Ministérios da Cultura e da Educação para colocar em prática o que prevê dois projetos de sua autoria. Um inclui a cultura nas escolas e o outro o cinema nas escolas. A ministra disse ao senador que a Cultura tem cerca de 100 itens em discussão com a Educação. Porém, prometeu que a cultura e o cinema estão entre suas prioridades.

A ministra reafirmou o seu compromisso também com os pontos e pontões de cultura, música nas escolas e elevação dos recursos para o Ministério da Cultura. Tais promessas da ministra são respostas aos anseios dos parlamentares membros da Frente Mista de Cultura.

A senadora Lídice da Mata, por exemplo, afirmou que fica aflita por causa do corte desigual no governo que atingiu a Cultura, um dos menores orçamentos, cerca de apenas 1% do PIB, para uma área que vem sendo tratada como acessório, uma peça decorativa. Os senadores ressaltaram a reclamação geral do meio cultural e prometeram destinar emendas no orçamento da União para o setor cultural.

A deputada Jandira Feghalli disse à ministra que a Frente estará trabalhando pelos direitos autorais e pelos projetos de lei que visam o Vale Cultura (PL 5798/2011), Recursos para a Cultura (PEC 150/2003), Sistema Nacional de Cultura (PEC 416/2005), Procultura (PL 6722/2010) e PEC da Música (PEC 98/2007). Ela foi bastante incisiva ao cobrar da ministra os recursos para os pontos e pontões de cultura do país, uma demanda diária do gabinete dela.

Ao final da reunião, todos os parlamentares prometeram apresentar emendas coletivas para a Cultura e receberam da ministra um agradecimento especial pela reunião e pela confiança. Para a ministra Anna Hollanda Buarque, a reunião permitiu que ela esclarecesse a situação e defendeu que as reuniões com a Frente sejam permanentes, regulares e com mais frequência.

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s