NOTA DO CNC DE REPÚDIO A CENSURA

O CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros manifesta seu apoio ao RinFan 2011 e condena veementemente a censura imposta pela Caixa Econômica Federal a exibição do filme “A Serbian Film – Terror sem Limites”. Registra ainda sua perplexidade que a censura tenha sido promovida e amparada por uma instituição governamental. Neste contesto renova seu repúdio a todo e qualquer ATO DE CENSURA e seu alerta de que, pelos mais variados e sempre injustificáveis motivos, tais atos vem perigosamente se ampliando e se espalhando por todo o país.

PELA PLENA LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

PELA MANUTENÇÃO DA LEGALIDADE E DO ESTADO DE DIREITO!

ABAIXO A CENSURA!

CNC / CONSELHO NACIONAL DE CINECLUBES BRASILEIROS

Confira abaixo o 
COMUNICADO OFICIAL DO RIOFAN SOBRE “A SERBIAN FILM – TERROR SEM LIMITES”O RioFan – Festival Fantástico do Rio 2011 recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 20 de julho, o seguinte comunicado, que reproduzimos abaixo:“Senhor Produtor,
Informamos que, por decisão da Caixa Econômica Federal, o filme “A Serbian Film – Terror sem Limites” deverá ser retirado da programação da mostra RIOFAN, em cartaz na CAIXA Cultural RJ e patrocinada por essa Instituição.”Não tivemos maiores esclarecimentos sobre o que levou à decisão. Nossa surpresa diante
do veto foi ainda maior por sabermos que o filme em questão já foi exibido em dois
diferentes festivais brasileiros há poucas semanas.Diante deste fato, não temos opções se não abrir mão da exibição do filme do diretor
Srdjan Spasojevic no contexto do festival – um filme premiado e exibido em alguns dos
maiores festivais internacionais dedicados a cinema de gênero no mundo, além de festivais convencionais, entre eles:– South by Southwest (Austin, EUA)
– Festival Internacional do Filme de Fantasia (Bruxelas, Bélgica)
– Fantasia (Montreal, Canadá)
– Raindance (Londres, Inglaterra)
– Fantasporto (Porto, Portugal)
– Festival de Sitges (Sitges, Espanha)
– Fantaspoa (Porto Alegre, Brasil)
– Festival Lume (São Luis, Brasil)Lamentamos profundamente a decisão e gostaríamos de aproveitar o ocorrido para expressar nossa opinião sobre o filme.

A Serbian Film é, sem sombra de dúvida, um dos filmes mais polêmicos de todos os tempos, e não sem razão: é uma obra que questiona os limites da representação cinematográfica e que lida com situações e temas absolutamente condenáveis.

As matérias veiculadas pela imprensa brasileira sobre o conteúdo do filme dão a
entender, porém, que o filme apresenta cenas de pedofilia e necrofilia explícitas – o
que não é verdade. Todas as cenas em questão são obviamente sugeridas e orquestradas por uma montagem que as integra numa narrativa dramática e séria cujo intuito é claramente denunciar a crise moral que se abateu sobre o país após a sangrenta guerra vivida na década de 1990, momento em que vidas humanas eram descartadas sem o menor pudor.

Não há, sob qualquer ótica possível, apologia à violência sexual contra mulheres ou menores de idade no filme. São atos absolutamente grotescos e tratados como tal por uma obra que se insere numa tradição de filmes “extremos” – um subgênero do cinema de horror que lida com questões repulsivas de forma radical, com o intuito de buscar o choque e a reflexão nos espectadores. Vale lembrar que a fonte de inspiração destes filmes é a experiência humana – em seus aspectos mais vis e depravados, por certo, mas não menos humanos, infelizmente.

O RioFan é radicalmente contra qualquer forma de censura – um mal que assolou nosso país durante décadas e contra o qual muitos deram o próprio sangue para extirpá-lo do Brasil.

Somos a favor da total e irrestrita liberdade de expressão, pedra de toque de qualquer
sociedade democrática. Somos defensores do cinema de horror em suas mais diversas
vertentes e acreditamos que filmes como A Serbian Film têm um papel importante ao trazer à tona os horrores que compõem o material de nossos pesadelos coletivos. Ao programar A Serbian Film, acreditamos que, assim como o filme, estamos condenando explicitamente a prática da violência sexual em todas as suas vertentes e modalidades.

De nossa parte, gostaríamos ainda de dizer que temos a liberação de todos os programas
do festival pelos órgãos competentes e que todos os filmes programados têm classificação
indicativa para maiores de 18 anos.

Para finalizar, gostaríamos de anunciar que o Grupo Estação, em parceria com a distribuidora Petrini Filmes, irá promover uma sessão extraordinária de A Serbian Film
no Cine Odeon, às 22h do próximo sábado, dia 23 de julho. É a chance de todos assistirem
ao filme e tirarem suas próprias conclusões.

Equipe RioFan 2011

Anúncios

Um comentário sobre “NOTA DO CNC DE REPÚDIO A CENSURA

  1. Pingback: CNC subscreve Manifesto do CBC de repúdio à censura «

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s