Ata de reunião CNC / SAV

Em 24 de junho de 2011, durante a 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Santa Catarina, o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e a SAV – Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura reuniram-se objetivando fortalecer o diálogo e a parceria estabelecido entre as partes.

Representando o CNC participaram da reunião:

 * Luiz Alberto Cassol (presidente)

* Gilvan Dockhorn (secretário geral)

* João Baptista Pimentel Neto ( Diretor de Comunicação)

* Gizely Cesconetto (Diretora Adjunta de Memória)

* Sáskia Sá (vice presidente e coordenadora do CNC junto a Ação Cine Mais Cultura, participando via skype)

Representando a SAV participaram da reunião:

* Ana Paula Dourado Santana (Secretária do Audiovisual)

* Emerson Rodrigues (Assessor Especial da SAV)

A pauta da reunião abordou os seguintes temas:

1)      Continuidade da parceria e do convênio firmado entre a SAV, a SAC e o CNC para a implementação da Ação Cine Mais Cultura;

2)      Apresentação do projeto e solicitação de apoio da SAV para a realização dos Seminários Cineclubismo, Cinema e Educação;

3)      Ampliação, fortalecimento e consolidação das parcerias entre CNC e SAV;

4) Outros;

A reunião durou aproximadamente duas (2) horas e apresentou os seguintes resultados e encaminhamentos:

1) Sobre a continuidade da parceria e renovação do convênio firmado entre a SAv, a SAC e o CNC para implementação do Programa de Ação Cine Mais Cultura:

a) Segundo a Secretária Ana Paula Santana os resultados apresentados pelo Programa de Ação “Cine Mais Cultura” foram avaliados como positivos e neste contexto, o programa deve ter continuidade, obedecendo dentro das possibilidades o cronograma e planejamento elaborado na gestão anterior;

b) Ainda segundo a secretária Ana Paula Santana o trabalho desenvolvido e a participação do CNC, quer no contexto do grupo de assessoria pedagógica, quer na realização das atividades previstas no convênio assinado entre as partes, também foram avaliados pela SAv e pela SAC como plenamente satisfatórios. Tal avaliação resultou da análise dos relatórios de prestação de contas apresentados pelo CNC, que segundo ela, foram aprovados e receberam elogios dos representantes da SAv e da SAC que participaram da análise dos mesmos.

c) Mesmo dentro deste contexto, a secretária do audiovisual, após informar sobre sua decisão de que o convênio deverá ser renovado, informou que esta medida, bem como a continuidade do projeto e retomada das ações serão submetidos a um processo de avaliação. Segundo Ana Paula, apesar do saldo positivo, tanto a SAv quanto a SAC perceberam problemas que merecem maior reflexão e análise visando sua superação;

d) Justificando sua decisão, Ana Paula afirmou e argumentou que, para a SAv, “não interessa a quantidade, mas sim a qualidade do programa”. Portanto, a continuidade das atividades relacionadas à Ação Cine Mais Cultura deve obedecer a este critério na próxima fase. Neste contexto a capilaridade e representatividade do CNC deve ser melhor aproveitada para que este objetivo seja plenamente alcançado. Tal análise e argumentação recebeu total apoio do CNC que informou a Secretária que compartilha das mesmas opiniões.

e) No contexto do aprimoramento das atividades e ações desenvolvidas, a secretária insistiu na urgência da implantação de uma plataforma digital unificada que contemple a possibilidade de lançamento de dados e conferência dos indicadores dos resultados relacionados à ação, em especial, os relacionados à contabilização do público. Esta proposta foi muito bem recebida pelo CNC, pois também atende aos objetivos da entidade. Neste sentido, ficou combinado entre as partes que a plataforma a ser implantada pelo movimento cineclubista por meio  do Pontão Cineclubista “Democratizando o Audiovisual” deverá ser totalmente compatível com a plataforma, atualmente, utilizada pela Programadora Brasil que até o momento demonstrou-se eficaz ao atendimento de tal objetivo. Desta forma, a secretária solicitou que lhe fosse encaminhado o projeto do Pontão Cineclubista para conhecimento e análise. Estabeleceu ainda a possibilidade, caso necessário, de a SAv realizar aporte de novos recursos para viabilizar tal proposta. Discutiu-se também a possibilidade da utilização da plataforma do Pontão Cineclubista para o oferecimento de cursos à distância on line, conforme havia sido proposto pelo Grupo de Trabalho Pedagógico da Ação Cine Mais Cultura. Ficando acertado que também neste caso poderá acontecer o aporte de novos recursos da SAv/ Ação Cine Mais Cultura ao projeto.

f) Também no sentido de aprimorar e fortalecer as ações relacionadas ao programa, ficou consensuado entre as partes: a necessidade de dinamização da circulação de informações e potencialização das ações em rede. Sendo assim, a participação do CNC, através de suas diretorias regionais, deverá ser potencializada e fortalecida.

g) Visando agilizar e aprimorar o processo de avaliação proposto, a secretária do audiovisual solicitou a colaboração do CNC na avaliação dos relatórios apresentados pelos responsáveis pela Unidade Técnica,  vinculada ao MinC, responsável pela coordenação da implantação do Programa e, após ser informada de que o CNC até o momento não teve acesso a tais relatórios, comprometeu-se a encaminhá-los imediatamente ao CNC.

h) Ana Paula insistiu na necessidade de “potencialização” e “melhor aproveitamento” dos recursos disponibilizados ao programa, bem como na necessidade de que o CNC, através de suas articulações junto a outros organismos federais, estaduais e municipais, busque “ajudar” a SAv a ampliar os recursos materiais e financeiros colocados à disposição do programa. Bem como a ajudar a racionalizar os recursos já disponibilizados pela SAv.

i) Finalmente, ficou acertada entre as partes à realização de uma reunião de avaliação, reflexão e planejamento da retomada das atividades dentro do menor prazo de tempo possível. Tal reunião deverá ser realizada em São Paulo e contará com a participação de representantes da SAv, da SAC e do CNC.

2) Sobre o apoio da SAv a realização dos Seminários Estaduais e do Seminário Nacional sobre Cineclubismo, Cinema e Educação:

a) Inicialmente foi feita a apresentação pelo CNC dos argumentos, fundamentos e linhas gerais da ação;

b) Após isso, a secretária informou que tem total interesse e que está disposta a oferecer apoio a esta ação e, neste sentido, solicitou o encaminhamento imediato do projeto, incluindo a previsão dos custos (orçamento detalhado), locais de execução e possíveis parceiros.

c) Sugeriu também que diante das restrições apresentadas na LDO 2011, sejam buscadas prioritariamente parcerias junto aos festivais realizados nos diversos estados, já que caso tais parcerias sejam concretizadas, o apoio da SAv seria facilitado.

3) Ampliação, fortalecimento e consolidação das parcerias entre CNC e SAV;

a) No contexto da ampliação e fortalecimento das parcerias firmadas entre o CNC e a SAv, foi priorizada a solicitação de apoio à realização do encontro regional de cineclubes da região NE (conforme solicitado pela diretora regional Nordeste Graziele Ferreira) e da Pré Jornada Nacional de Cineclubes;

b) Sobre tais solicitações, a secretária do audiovisual informou que devido as restrições orçamentárias, a priori não se comprometeria a prometer qualquer auxílio a “encontros regionais”, até porque, caso a SAv viesse a oferecer apoio a qualquer um deles, ficaria numa situação complicada e estaria sendo, de certa forma, incoerente, caso se visse colocada diante de outras demandas “regionais”.

c) Por outro lado, a secretária afirmou e assumiu compromisso em apoiar, inclusive “financeiramente”, a realização do SMVC – Santa Maria Vídeo e Cinema (em Santa Maria/RS)  –  e a Pré Jornada Nacional de Cineclubes, que será acolhida pelo SMVC dentro da sua programação;

d) Sobre a parceria SAv/CNC foram ainda abordados de forma muito rápida e superficial, vários outros temas e projetos, mas que diante dos resultados apresentados, não merecem maiores considerações;

4) Outros:

Neste item acreditamos que merece consideração o processo de reformulação do Comitê Consultivo da SAV.

Sobre tal questão registramos que nos foi informado que:

a) a secretária enfrenta neste momento um debate interno sobre a necessidade de existência desta instância, no qual tem se posicionado firmemente na defesa de sua preservação;

b) que caso seja vitoriosa neste debate, deverá dentro em breve convocar as entidades a apresentarem listas tríplices indicando seus representantes;

c) que o CNC deve ter seu espaço de representação preservado;

CONCLUSÃO:

Os representantes do CNC, após refletir e analisar os resultados da reunião, manifestam a convicção de que temos na Secretária do Audiovisual Ana Paula Dourado Santana, uma grande parceira e de que, neste sentido, devemos nos organizar e apresentar a ela, da maneira mais franca, aberta e coerente nossos diagnósticos e sugestões para o aprimoramento e fortalecimento das atividades e ações relacionadas ao Programa de Ação Cine Mais Cultura.

Devemos ainda encaminhar a SAv, dentro do menor prazo possível o projeto básico dos Seminários Estaduais e do Seminário Nacional sobre Cineclubismo, Cinema e Educação, já incorporando aos mesmos, os informes sobre os resultados alcançados pelos Seminários já realizados (Ceará e Santa Catarina), bem como da atual situação em que se encontram as articulações visando a realização dos mesmos em cada um dos estados.

Devemos também encaminhar o projeto do Pontão Cineclubista e informações sobre nossas necessidades para que os objetivos comuns sejam alcançados.

Finalmente, como até o momento não recebemos os relatórios apresentados pela Unidade Temática responsável pela coordenação da Ação Cine Mais Cultura dentro do organograma do Ministério da Cultura, devemos solicitar à secretária seu imediato encaminhamento, já que sem tais documentos, não teremos como avaliar corretamente e oferecer a ela sugestões ao aprimoramento do programa.

Saudações Cineclubistas

Subscrevem:

Luiz Alberto Cassol

Sáskia Sá

Gilvan Dockhorn

João Baptista Pimentel

Gizely Cesconetto


Gilvan Veiga Dockhorn
Secretário Geral CNC
Cineclube Abelin nas Nuvens – Silveira Martins/RS
(55) 9907 6070
(55) 3244 1384
Skype: gilvan.vd

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s