IECINE: CNC apóia Dia do Cinema Gaúcho

Na data de 27 de março (este ano um domingo) se celebra o DIA DO CINEMA GAÚCHO. Esta data se refere a estreia do primeiro filme gaúcho de ficção, o curta “Ranchinho do Sertão”, do produtor e exibidor cinematográfico Eduardo Hirtz, exibido pela primeira vez em 1909, no cinema Recreio Ideal, em Porto Alegre, RS.

Com a proximidade da data o Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul – IECINE/RS, vinculado a Secretaria de Estado da Cultura – SEDAC, está preparando uma série de ações em conjunto e apoio de várias entidades do cinema gaúcho, entre elas, a FUNDACINE – Fundação de Cinema RS e a Federação de Cineclubes do Rio Grande do Sul – FECIRS e, também nacionais, no caso o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – CNC e internacionais como a FICC – Federação Internacional de Cineclubes, entre outras que ainda estamos fechando parcerias.

Esta mensagem é para convidar os Cineclubes com atuação no Rio Grande do Sul que desejarem participar da atividade. A proposta é que cada Cineclube escolha um filme gaúcho, seja curta, média ou longa-metragem e exiba durante a semana de 21 (segunda-feira) a 27 de março (domingo), propondo um debate sobre a referida obra.

Obviamente, seria muito importante que os demais Cineclubes Brasileiros participassem dessa ação de acordo com seus acervos. Mas, isso é de acordo com a escolha de cada coordenação dos mesmos já que estamos falando do dia do Cinema Gaúcho e entendemos que os acervos podem ser menores em outros estados.

Reiteramos que para nós, do IECINE, seria muito especial se Cineclubes de outros estados também participassem.

Aliás, a partir de uma sugestão do Antônio Claudino de Jesus, Presidente da FICC, poderíamos ver quais estados comemoram datas assim e fazermos outras ações em Rede e um grande intercâmbio de produções. Além de sempre termos o DIA DO CINEMA “…”.

A equipe do IECINE deixa isso em aberto e convida a tod@s! Desta forma entendemos que os Cineclubes poderão de forma ampla e plural escolher o filme que desejam debater.

Importante: A programação dos Cineclubes tem que ter entrada franca e envio da data e o filme que será exibido deve acontecer até 10 de março para iecine@cultura.rs.gov.br .

Dessa forma, iremos produzir uma divulgação eletrônica (site, blog, facebook, twitter, listas na internet) informando, juntamente com as demais programações que comemoram a data.)

Também destacamos que na mesma data, celebramos mais duas artes:

– DIA DO CIRCO: uma homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu em 27 de março de 1897, em Ribeirão Preto, São Paulo.

– DIA MUNDIAL DO TEATRO: através do ITI – Instituto Internacional de Teatro,foi criado em 1961, data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

Então, caso os Cineclubes desejem trabalhar também com filmes que tratem dessas artes, para programarem debates e exibições, podemos fazer uma GRANDE REDE CINECLUBISTA NESTA SEMANA (21 a 27 de março).

Posteriormente as sessões solicitamos dados sobre as atividades, como fotos e número de pessoas em cada debate/exibição.

O que acham? Vamos fazer e comemorar juntos a data?

O simbolismo de uma curadoria livre e ao mesmo tempo conjunta será muito marcante para tod@s.

Contamos com o colaboração de todos e lembramos que a data limite para enviar sua programação é 10 de março.

Reiteramos que qualquer dúvida ou envio de programação já definida deve ser remetido para iecine@cultura.rs.gov.br

Nossos telefones são: (51) 3286-1900 / (51) 3286-8100

Aguardamos o retorno.

Cordialmente,

Equipe do IECINE – INSTITUTO ESTADUAL DE CINEMA – RS

Anúncios

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s