cnc_diretoria Encaminhando relatório da reunião com C+C

From: rodrigo

To: rodrigo; nanoproducoes; campusavancado; rafa; leobr; frederico; coordmonitoria; cines; rafarolim
Subject: Reunião Articulação Cineclubista
Date: Tue, 25 Jan 2011 19:33:55 -0200

Olás,
Gê, Davy
Fred, Mari, Virgínia
Rafael, Léo

Peço desculpas pela demora no envio do relato de nossa reunião pelo Skype, realizada na segunda-feira, dia 10 de Janeiro de 2010. É início de ano, nova presidenta, nova ministra, novos secretários, e assim estamos numa batalha louca para deixar todas as tabelas, contatos, listas, documentos, relatórios em dia. De qualquer forma, o atraso não foi tão ruim assim. Neste meio tempo, a equipe do Cine Mais Cultura teve uma reunião onde estavam presentes o CNC que fica (Cassol e Sáskia) e com o CNC que se despede (Claudino), por conta dos planos de trabalho 2009 e 2010 do Cine Mais Cultura que estão se cruzando neste início de ano. Aproveitamos a ocasião e relatamos os assuntos que debatemos no ambiente virtual (e que também geraram novos encaminhamentos) e que têm seus pontos destacados abaixo.

Por favor, ajudem-me em caso de qualquer engano, omissão ou complemento.

E, por favor, vamos nos manter atualizados mutuamente através deste canal de comunicação a cada cumprimento de demanda colocado abaixo.

1 – Pessoas presentes:
Frederico Cardoso, Rodrigo Bouillet, Gê Carvalho, Davy, Rafael Rolim.

2 – Listas ESTADUAIS:
O C+C iniciou conversa com o CNC sobre a criação de listas estaduais em agosto de 2008. A idéia veio em decorrência da necessidade de aproximar grupos do mesmo estado (salvo raríssimas exceções, quase nenhum estado possuía uma lista cineclubista) contando com um número de participantes em grande escala (cruzando diversos mapeamentos de C+C, PB, pontos… muitos que os movimentos estaduais não tinham acesso). Além desses fatores, o C+C sempre buscou valorizar a interlocução dos contemplados com o CNC, evitando constituir listas (a não ser a de monitoria, que são opcionais) ou encontros presenciais exclusivos de contemplados. O C+C começou a criá-las em janeiro de 2009 e todos os oficineiros foram incorporados a elas. Já existem 25, faltando apenas PE e ES. Todas recebem o nome de “Circuito”, então, assim temos “Circuito RJ”, “Circuito AC”, por aí vai.

O C+C denomina estas listas de “listas de entidades interessadas em cineclubismo”. São adicionados às listas: Contemplados em editais cine mais cultura + Proponentes em editais cine mais cultura que não foram contemplados + Associados da programadora brasil + Pontos de cultura de cultura interessados em audiovisual (de acordo com mapeamento do site do Ipso que recolhemos no início do ano). Alguns destes, podem ser grupos que estão exibindo e queriam melhores equipamentos OU grupos que já exibiram e querem voltar à ativa OU grupos que nunca exibiram e querem começar. Contudo, todos os citados possuem CNPJ. As listas são abertas a grupos informais (sem CNPJ). O C+C tem se esforçado para o mapeamento e inclusão de grupos informais. Os presentes nas listas são constantemente avisados que, quem quiser, pode indicar outros interessados para participar. São adicionados todos os indicados, sem restrições. E as listas funcionam em regime de autogestão, sem moderação.

Foi dado o exemplo do RJ e do PA: em cada um destes estados existe a lista dos associados às Associações Locais e existe a “lista genérica”, que é a lista Circuito-XX. Os filiados das Federações também estão nas listas genéricas de seus estados justamente para, através dos debates, conquistarem mais filiados para as Associações . E, é claro, ninguém da equipe do C+C participa das lista exclusivas das Associações.

3 – Encaminhamentos LISTAS ESTADUAIS:

a) Foi consenso que é importante para o movimento cineclubista nacional organizado valer-se das estruturas de arregimentação e comunicação já estabelecidas.

b) adicionar os diretores regionais em todas as listas ESTADUAIS de suas REGIÕES.
Por exemplo, Reno (SC) e Helen (PR) seriam adicionados nas listas de Circuito SC, PR e RS. E por aí vai.
Gê/Davy 1: enviar para Rodrigo tabela com os e-mails institucionais de todos os Diretores Regionais; avisá-los que serão adicionados às listas estaduais de suas regiões; cumpriram o papel de intermediários da relação entre CNC e movimentos locais.
Gê/Davy 2: enviar para Rodrigo tabela com os e-mails dos filiados ao CNC para receberem convites visando a participação nas suas respectivas listas Circuito-XX.
Gê/Davy 3: enviar para Rodrigo tabela com os e-mails dos pontos de cultura para receberem convites visando a participação nas suas respectivas listas Circuito-XX.
Rafael: enviar para Rodrigo tabela com os e-mails dos dos pontos do CdC para receberem convites visando a participação nas suas respectivas listas Circuito-XX.
Rodrigo: enviar para Gê/Davy todas as tabelas de contato das listas estaduais.

4 – listas REGIONAIS
Junto às conversas entre C+C e CNC que determinaram a criação de listas estaduais, também resolve-se criar 5 listas REGIONAIS também chamadas de “Circuito”, no caso: Circuito-NE ; Circuito-CO ; Circuito-NO ; Circuito-Sudeste ; Circuito-Sul.
A proposta inicial (e que tem se mantido até o momento) é destas listas agregarem somente oficineiros, produtores e monitores das oficinas do Cine Mais Cultura, de acordo com suas regiões + algumas pessoas da diretoria executiva do CNC (até então, Claudino, Cassol e Pimentel) + algumas pessoas do C+C (Fred, Rodrigo, Mariana).
Estas listas nunca prosperaram em suas atividades.

5 – Encaminhamentos listas REGIONAIS:

a) foi de consenso que é preciso rever a utilidade/utilização das listas REGIONAIS. Algumas propostas foram encaminhadas (estão nos próximos itens), porém todas elas dependem de parecer do CNC.

b) permanência ou não de Claudino, Cassol e Pimentel em todas as listas REGIONAIS. Caso sim, através de quais e-mails.

c) presença de Gê e Davy em todas as listas REGIONAIS. Caso sim, através de quais e-mails.

d) presença dos diretores regionais nas listas de suas respectivas REGIÕES.
Por exemplo, Reno (SC) e Helen (PR) seriam adicionados à lista de Circuito-Sul. E por aí vai.
Caso sim, através de quais e-mails.

e) presença de oficineiros, monitores e produtores locais nas listas de suas respectivas REGIÕES.
Por exemplo, presença de oficineiros, monitores e produtores locais de SC, PR e RS na lista Circuito-Sul. E por aí vai.
Para isso, há a necessidade de o CNC revisar todas as indicações de oficineiros, monitores e produtores locais.

f) presença de membros das Associações estaduais nas listas de suas REGIÕES.
Por exemplo, membros da ASCINE-RJ participariam da lista Circuito-Sudeste ; membros da FEPEC e da União Baiana estariam na lista Circuito-NE ; e por aí vai.

6 – Identificação de uma base cineclubista mais consistente + encaminhamentos

Para o contínuo sucesso do movimento cineclubista (agora, sobretudo, em seus estados) foi consenso de que é muito importante identificar uma base de atuação mais consistente. Muitos cineclubes já se apresentarem mais ativamente ao movimento. Mas, com certeza, deve haver muitos outros que, por uma razão ou outra ainda não se encontram em diálogo permanente com o movimento organizado.

a) Para a identificação desta base cineclubista ainda desconhecida, há a proposta de cruzar 4 listagens:
– os “melhores” contemplados de Cine Mais Cultura (ou seja, entrega regular de relatórios e pesquisas, o que demonstra organização interna, boa comunicação ; entendimento e cumprimento dos termos estabelecidos em edital)
– os “melhores” associados da Programadora Brasil (ou seja, preenchimento regular de agendamentos e relatórios, o que demonstra organização interna, boa comunicação, entendimento e cumprimento estabelecidos pela PB)
– os 134 cineclubes que participaram da exibição do filme “Terra Deu Terra Come” (ou seja, exibição do filme acompanhada de preenchimento de relatórios, o que demonstra organização interna, boa comunicação, comprometimento com o movimento ao incorporar uma de visibilidade)
– os cineclubes que fizeram inscrição para 28a Jornada Nacional de Cineclubes (ou seja, demonstraram interesse pelas questões do movimento organizado)
Gê/Davy: enviar para Rodrigo a relação de cineclubes que fizeram inscrição para 28a Jornada Nacional de Cineclubes

b) com as listagens cruzadas e a base identificada, a idéia é construir uma cadeia de comunicação e articulação que começaria com Gê/Davy, passaria pelos Diretores Regionais, e estes Diretorias estariam em contato com esta base.

c) como encaminhamento, as listas estaduais e regionais já existentes facilitarão e serão o palco desta cadeia de comunicação e articulação.
Desta forma, por exemplo, quando o CNC quiser colocar um assunto em pauta em determinado mês, os diretores regionais e a base poderão sustentar o pauta por mais tempo, criando maior engajamento de todos os participantes das listas, instruindo e aumentando a base cineclubista organizada.

d) esta “base mais consistente” não se limita aos que serão identificados com o cruzamento de listagens. É de interesse que cineclubistas já atuantes façam parte dela bem como membros de diretorias estaduais.
Gê/Davy: identificar os cineclubistas já atuantes e os como membros de diretorias estaduais.

7 – Criar agenda de circulações conjuntas entre as entidades

a) de forma a criar um fortalecimento do cineclubismo em todo o país, como encaminhamento, é recomendável que os membros de C+C, CNC e CdC divulguem com a maior antecedência possível as datas de suas viagens.
Pode-se pensar fortalecimento (presença de pessoas de entidades diferentes no mesmo encontro) ou evitar desmobilização (encontros propostos por entidades diferentes com pouco intervalo de tempo).

b) de forma a introduzir e trabalhar melhor as questões cineclubistas em 2011, como encaminhamento, é necessário:
– C+C e CNC darem continuidade às Agendas Priorizadas
– CNC redigir pequenos textos e dispor em seu site forma de acompanhar os seguintes temas:
* O apoio do movimento cineclubista brasileiro a proposta de mudanças na atual lei do Direito Autoral, visando o fortalecimento dos direitos do público;
* O apoio à aprovação pelo Senado do PLC 116 (Nova Lei do Cabo);
* O apoio as políticas públicas voltadas à federalização das ações do MinC;
* O apoio ao projeto de Lei de Reforma da Lei Rouanet atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados;
* O apoio ao PNBL – Plano Nacional de Banda Larga;
* A continuidade das lutas pelo aumento da cota de tela no cinemas brasileiros e pela criação de cotas para a produção independente em todas as janelas e plataformas.

8 – Circulação de filmes

O CNC, através de seu pontão, deve fazer, no mínimo, 4 estréias anuais. O C+C tem recebido mensagens de alguns realizadores para a estréias de seus filmes através dos contemplados. Acordamos em reunião presencial de é preciso unificar os circuitos. Para não haver cineclubes recebendo duas vezes o mesmo DVD (pois alguns cineclubes filiados ao CNC são contemplados de editais de C+C) precisamos cruzar as listas. De início, ao que parece, deve ser um circuito de 1.300 cineclubes diferentes (hoje são 1.044 via C+C), somando contemplados C+C e filiados CNC.

Gê/Davy: enviar para Rodrigo relação de todos os filiados do CNC ; enviar para Rodrigo a relação de cineastas que querem fazer estréias ; seus filmes ; e as datas que querem agendar.
Rodrigo: enviar para Gê/Davy relação de todos os contemplados C+C ; enviar para Gê/Davy a relação de cineastas que querem fazer estréias ; seus filmes ; e as datas que querem agendar.

bjs, abs … 2011 promete!!!

Rodrigo Bouillet
Coordenador de Rede
Cine Mais Cultura
E-mail: rodrigo
Tel: (21) 2580-3775 r.2038 // Cel: (21) 9846-4398
Twitter: http://twitter.com/rodrigobouillet
Visite: www.cinemaiscultura.org.br
http://mais.cultura.gov.br
www.cultura.gov.br

__._,_.___
| através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico
Mensagens neste tópico (4)
Atividade nos últimos dias:

Visite seu Grupo

Só Texto, href=”mailto:cnc_diretoria-digest • Sair do grupoTermos de uso

.

nc3=3
__,_._,___

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s