Edital Cine Mais Cultura Fortaleza

Inscrições seguem até dia 14 de agosto. Iniciativas contempladas receberão um kit de equipamento audiovisual digital, 104 obras brasileiras e oficina de capacitação

A Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza, estão com inscrições abertas para o Edital Cine Mais Cultura, que irá selecionar e apoiar atividades regulares de exibição audiovisual sem fins lucrativos, bem como incentivar o surgimento e a consolidação de iniciativas de mesma natureza, contribuindo para a constituição dos Cines Mais Cultura na Cidade.

O lançamento do Edital se dá porque as salas comerciais de cinemas se concentram em apenas 8% do território nacional e a maioria dos filmes produzidos no País permanecem inéditos para grande parte de sua população.

O concurso público irá selecionar 30 iniciativas distribuídas pelas sete regionais de Fortaleza, priorizando os bairros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, que garantam: a democratização do acesso a obras audiovisuais; o envolvimento e participação da comunidade na gestão da iniciativa, segundo suas próprias necessidades de informação e fruição; o estímulo à formação de redes sociais e culturais; a formação de plateia crítica e conhecedora de culturas diversificadas, com ênfase na cultura nacional; o fomento à exibição, ao intercâmbio e à divulgação de informações; e o apoio à difusão da produção audiovisual brasileira através da exibição não comercial de obras audiovisuais.

A ação é voltada para pessoas jurídicas privadas sem fins lucrativos e com sede em Fortaleza que desenvolvam ou queiram desenvolver ações de exibição de obras audiovisuais e de formação de público. Cada iniciativa selecionada será contemplada com um kit de equipamento audiovisual digital, 104 obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil (www.programadorabrasil.org.br), a ser fornecido em parcelas trimestrais, e oficina de capacitação.

As inscrições são gratuitas e seguem até 14 de agosto de 2010. Os interessados devem deixar os documentos necessários, expostos no Edital, em envelope com o título “Edital Cine Mais Cultura de Fortaleza” na Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), na sala de inscrição de editais (Rua Pereira Filgueiras, nº 04, Centro), das 8h às 12h e de 14h às 17h. A inscrição também pode ser enviada via Correios, obrigatoriamente por correspondência registrada ou Sedex.  O Edital na íntegra e os formulários de inscrição encontram-se disponíveis no site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura) e no portal da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br).

O processo de seleção se dará em duas etapas (análise de documentos e técnica) e será feita por uma comissão composta por cinco membros, entre técnicos e dirigentes do MinC e da Secultfor e representantes da área de audiovisual, designados pela Coordenação da Ação Cine Mais Cultura e da Secultfor. Serão considerados critérios como modelo de gestão do cine, ações que dialoguem com outras expressões culturais, que articulem o audiovisual com conhecimentos e práticas do local e que mobilizem e beneficiem o maior número de integrantes da comunidade.

Além de contribuir para a formação de plateias e o fomento do pensamento crítico, tendo como principal base obras audiovisuais brasileiras, o Cine Mais Cultura está formatando o Circuito Brasil, primeiro banco de dados habilitado a contabilizar o público do circuito não-comercial do País, capaz de emitir relatórios por filme e por unidade da federação, entre outros recortes.

A lista com todas as propostas selecionadas e a relação das propostas classificadas, com a respectiva pontuação, será divulgada nos sites: http://mais.cultura.gov.br, www.cinemaiscultura.org.br, www.programadorabrasil.org.br, www.territoriosdacidadania.gov.br e www.fortaleza.ce.gov.br/cultura. O resultado também será publicado no Diário Oficial da União e no Diário Oficial de Fortaleza.

Serviço
Edital Cine Mais Cultura de Fortaleza – Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) / Sala de Inscrição de Editais – Rua Pereira Filgueiras, nº 04, Centro. CEP 60160-150 – Fortaleza – Ceará. Inscrições até 14 de agosto. Edital e anexos disponíveis no portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br) e no site da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura)


Virgínia Pinho
Documentário Para Web – Doc.Web
Escola Pública de Audiovisual
Vila das Artes | Prefeitura Municipal de Fortaleza
www.fortaleza.ce.gov.br/cultura
(55+85) 3252-1444 | 8858-4774
Rua 24 de Maio, 1221, Centro – Fortaleza – CE | Brasil

Anúncios

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s