Cine Cabeça leva estudantes ao cinema

Alunos das escolas estaduais  Sargento Camargo, Fernando Motta e Nossa Senhora da Conceição, localizadas nos bairros de Boa Viagem e Pina, trocam hoje a sala de aula por uma sessão de cinema. A atividade dá início ao projeto Cine Cabeça, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em parceria com a Secretaria de Educação e o projeto Cine Escola tem o objetivo de criar novas platéias consumidoras de produções cinematográficas e ultrapassar as fronteiras do universo escolar, aliando as temáticas trabalhadas no cinema aos conteúdos vivenciados em sala de aula.

A partir das 9h serão exibidos no Cinema São Luiz o curta-metragem Simião Martiniano, de Clara Angélica, e o longa Uma Onda no Ar, de Helvécio Ratton. As duas produções abrem a primeira temporada do projeto cujas sessões serão realizadas duas vezes por semana, às quartas e quintas-feiras. Excepcionalmente nesta semana, só haverá programação na quarta.

Até o fim do ano, serão três etapas de exibições, formando uma agenda audiovisual fixa para os estudantes.

No curta-metragem de Clara Angélica os estudantes terão a oportunidade de conhecer a vida do dublê de camelô e cineasta autodidata alagoano, Simião Martiniano. Já em Uma Onda no Ar, coloca-se em discussão a polêmica sobre o papel das rádios piratas nas comunidades, tomando como base um caso real de uma rádio de Belo Horizonte (MG).

Os próximos filmes serão escolhidos a partir de um processo de escuta feito com os próprios educadores. Até o mês de novembro, o Cine Cabeça irá beneficiar cerca de 19 mil alunos de 38 escolas da rede estadual de ensino.

A partir do dia 29, terá início outra ação do Cine Cabeça, com o objetivo de fomentar e difundir a prática do cineclubismo. As sessões acontecerão aos sábados e serão mediadas pela Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec), seguindo os moldes das atividades cineclubistas, com exibição de filmes nacionais e realização de debates. O documentário O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas, de Paulo Caldas, vai inaugurar a sessão dos sábados, sempre às 14h e aberta ao público.

O Cine Cabeça integra o Programa Células Culturais, que atua em escolas de 14 comunidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), promovendo oficinas culturais e artísticas de diversas linguagens, como cultura popular, dança, teatro e artesanato, para estudantes do nono ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O foco do programa são instituições localizadas em áreas vítimas de violência urbana ou em situação de risco social, mapeadas pelo Pacto Pela Vida.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Anúncios

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s