AC, PA e PI terão 79 novos Cines Mais Cultura

Entidades selecionadas nos editais estaduais receberão equipamentos de projeção, filmes e capacitação cineclubista

Os estados do Acre, Pará e Piauí terão 79 novas salas gratuitas para exibição de filmes à população, com investimento total de R$ 1,185 milhão – 67% recursos federais e 33% contrapartida dos governos estaduais.

As entidades selecionadas nos editais estaduais do Cine Mais Cultura – 40 no Piauí, 35 no Pará e quatro no Acre – receberão, no segundo semestre de 2010, equipamentos de projeção audiovisual, obras do catálogo da Programadora Brasil (filmes de ficção, documentário e animação em curta, média e longa metragens) e participarão de oficinas cineclubistas.

A maioria dos Cines serão implantados em municípios do interior dos três estados. O objetivo é promover o acesso da população ao cinema e apoiar a difusão da produção audiovisual nacional por meio da exibição gratuita de filmes.

Apenas 8% dos municípios do país possuem salas de cinema, aponta a secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles. O alto valor do ingresso e o baixo número de filmes nacionais exibidos na televisão aberta são outros fatores que limitam a difusão da cinematografia nacional, destaca a secretária.

“Com os Cines estamos contribuindo para democratizar o acesso da população à cinematografia nacional”, destaca a coordenadora do Mais Cultura.

Editais – Os editais estaduais do Cine Mais Cultura são fruto de parceria entre o Ministério da Cultura e os governos estaduais. A meta é ampliar o acesso da população ao cinema e estimular a exibição gratuita de filmes brasileiros. A prioridade é atender localidades rurais e urbanas que não possuem salas de cinema, localizadas nos Territórios da Cidadania e nas periferias dos centros urbanos.

Concorreram aos editais entidades privadas sem fins lucrativos que integrarão uma rede nacional de salas de cinema não comerciais. A meta é chegar a 1.600 cines implantados até o fim do ano.

Rafael Ely, SAI/MinC

2 comentários sobre “AC, PA e PI terão 79 novos Cines Mais Cultura

  1. Pingback: AC, PA e PI terão 79 novos Cines Mais Cultura » Mais Cultura

  2. Pingback: Tweets that mention AC, PA e PI terão 79 novos Cines Mais Cultura » CNC Brasil -- Topsy.com

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s