Mídias Livres e Direito Autoral na TEIA 2010

Midialivristas, ativistas da Cultura Digital, representantes de Pontões de Cultura e de redes, estiveram presentes no GT de Mídia Livre que integrou a programação na Teia das Ações – Conceitos e Práxis da Teia 2010, no salão do Restaurante Amici’s, Centro Dragão do Mar.

Durante toda tarde do terceiro dia do evento, os participantes levantaram questões sobre a utilização de ferramentas multimídia em software livres pelos Pontos de Cultura, também refletindo sobre o direcionamento que deve ser dado à produção colaborativa de conteúdos em meio ao cenário da cultura e da comunicação brasileira. O Plano Nacional de Banda Larga, o Marco Civil e a Reforma do Direito Autoral também fizeram parte da pauta.

A Representante da Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC), Tarciana Portella, falou do trabalho de articulação dos Pontos de Cultura desenvolvido pelo MinC. “É necessário discutir a pauta da cultura e levantar a bandeira do movimento de Mídia Livre. Só assim pode ser criado um diálogo nas redes para conseguirmos democratizar a comunicação”, enfatiza. Tarciana ressalta, ainda, que a divulgação de editais deve ser uma prioridade. “Dessa forma, as políticas de cultura vão atuar como instrumentos de inclusão social numa cultura colaborativa”.

Durante o debate, o representantes do Ponto de Cultura Papo Cabeça, do Viva Rio, que faz parte do Projeto Viva Favela, reforça a necessidade do grupo em desenvolver novas ações junto a uma rede de colaboradores em todo o país. “Os correspondentes 2.0 é um método que está sendo aplicado junto ao lançamento do site da entidade. No próximo dia 1º de abril estamos lançando um novo portal para agregarmos novos ambientes de comunicação compartilhada”, disse o colaborador do Ponto, Rodrigo Nogueira.

O Pontão de Cultura Digital Minuano, do Rio Grande do Sul, representado por Fabrício Solanga, que integra o projeto da Associação Software Livre.Org – ASL, apresentou seu trabalho de instrumentalização dos integrantes dos Pontos de Cultura, Casas Brasil, Rádios Comunitárias, e dos Projetos de Economia Solidária no uso de ferramentas de software livre de comunicação e produção cultural, possibilitando a auto-gestão de seus projetos e incentivando o trabalho colaborativo em redes. “Estamos disponibilizando a transmissão ao vivo dos eventos, uma vez que podemos nos unir e buscar melhoras para realização de stremming de qualidade. Esse debate é fundamental para estabelecer parceiros”, destaca Solanga.

Na mediação, o consultor para Mídias Livres e Comunicação para a Cultura da Secreataria de Cidadania Cultura – (SCC/MinC), Zonda Bez, falou da necessidade do compartilhamento de informações nas redes para que o movimento midialivrista cresça e se fortifique. “Os editais estão lançados e estamos à disposição para tirar dúvidas e outros esclarecimentos. Só assim podemos garantir os espaços”, afirma.

E ainda, na apresentação de mídia livre, o destaque para o trabalho do Ponto de Cultura Catavento, Comunicação e Cultura de Fortaleza, Ceará. O coordenador da entidade, Limongi Batista, falou que a ONG desenvolve projetos voltados para o semiárido brasileiro, articulação a produção de conteúdos junto com o mapeamento de mais de 300 Pontos de Cultura. “Temos uma rede de correspondentes por meio da ação do Cultura Viva em quase todos os estados, pautamos os assuntos de cada região pela internet, editamos o material e distribuímos em seguida. Esse é o meio e a mensagem para a difusão da cultura,” garante. A organização está comemorando 15 anos de atividades em 18 assentamentos rurais e tem o rádio como principal ferramenta de democratização da informação.

Confira as fotos da Teia 2010 no flickr da RRNE- MinC:http://www.flickr.com/photos/minc_nordeste/

Políticas públicas para o setor movimentam o debate sobre a Cultura Digital

Jonara Medeiros/Ascom RRNE-MinC

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s