Projeto Memória Cineclubista Capixaba

memoria capixaba 600

O CNC e a sua Diretoria de Memória estão lançando o blog Memória Cineclubista Capixaba. Você é nosso convidado a visitar o espaço da memória do movimento cineclubista do Espírito Santo: http://culturadigital.br/memoriacineclubeses

O blog Memória Cineclubista Capixaba foi criado para disponibilizar os arquivos históricos do movimento cineclubista capixaba a estudantes, pesquisadores, cineclubistas, realizadores do audiovisual e a todos os interessados na história do movimento.

Essa compilação de arquivos históricos do movimento cineclubista do Estado surgiu a partir do projeto Memória Cineclubista do Espírito Santo, vencedor do Edital 011/2009 da SECULT/ES e se insere em um projeto mais abrangente de recuperação, digitalização e disponibilização dos arquivos históricos do movimento cineclubista nacional.

Logo jornadaDurante a 27ª Jornada Nacional de Cineclubes, produzida pelo CNC em Belo Horizonte em novembro de 2008, foi formado o GT Memória Cineclubista: 81 anos de Cineclubismo no Brasil para discutir a questão da memória do movimento cineclubista brasileiro, além de ter sido criado o cargo de Diretor de Memória para propiciar ações no sentido de recuperação de documentos do movimento.

Foi constatado pelo GT, a existência de uma restrita memória documentada e sistematizada do movimento cineclubista e dos cineclubes brasileiros, verificando-se apenas a existência de acervos de documentos esparsos da memória pessoal de cineclubistas que atuaram em diversas fases do movimento.

A partir dessas constatações, com vistas à preservação da sua identidade e à promoção do auto conhecimento e senso crítico do movimento, viabilizando a realização da pesquisa, do estudo e da reflexão sobre a sua prática, chegou-se à resolução de se propor uma recomendação a todos os cineclubes filiados ao CNC a necessidade da preservação e registro de suas atividades para a criação de uma memória para o futuro. Foi definido então, um plano de trabalho pela Diretoria de Memória e a partir deste planejamento, optamos por começar as nossas ações pelo Espírito Santo como um projeto piloto a ser implantado posteriormente em todo o Brasil, por entendermos que o Estado teve uma importante participação no movimento, por ser a sede atual do CNC e por ter uma grande quantidade de documentos do movimento concentrados aqui, em posse de vários cineclubistas históricos residentes no Espírito Santo e de atuação importante no movimento nacional, como Mariza Teixeira, Orlando Bomfim, Antônio Claudino de Jesus, Margarete Taquete, Marcos Valério, Sebastião Ribeiro Filho e outros.

formiguinha_logo_aDesde a década de 70, o movimento tem sido expressivo no Espírito Santo, com o surgimento de cineclubes novos e a integração destes a vários movimentos sociais e culturais, assim como a entidades audiovisuais locais, nacionais e internacionais, como a ABD Capixaba, a ABD Nacional, o Congresso Brasileiro de Cinema – CBC, Federações Estaduais de Cineclubes, o CNC e a Federação Internacional de Cineclubes – FICC.

A nossa proposta é que este projeto tenha continuidade a partir desse pré levantamento, com uma etapa posterior onde pretendemos construir um site específico para o movimento cineclubista capixaba, para que o trabalho de construção da memória do futuro se dê de forma permanente e continuada.

Este espaço disponibiliza ao público o resultado da primeira fase do projeto derivada do edital da SECULT/ES e, a partir daí, continuaremos a recolher e disponibilizar o material em posse dos cineclubistas que se disporem a nos ceder (publicações, documentos, cartazes, folhetos, filipetas, etc), dimensionando melhor o movimento cineclubista no Estado.

Assim, todo esse acervo documental poderá ser preservado e começaremos a traçar a sua história, dando visibilidade às ações cineclubistas do Estado e do Brasil.

Hoje vivemos um momento muito particular na História, em que a tecnologia digital abre uma oportunidade única de democratização dos meios de produção e difusão audiovisual. E a proposta cineclubista talvez seja a que melhor se adequa a uma perspectiva de renovação democrática nesse campo.

Com esse levantamento inicial, demos mais um passo na construção de uma memória audiovisual no Estado, acompanhando um movimento que tem se fortalecido em todo o país de busca dessa história para o fortalecimento de identidades culturais e para ultrapassar uma situação de invisibilidade e dificuldade de acesso que historicamente cerca ações e iniciativas nesse sentido.

No Espírito Santo a busca por nossa história e memória audiovisual tem sido impetrada por ações como a da Associação de Cineclubes de Vila Velha, que iniciou esse levantamento em 2006 e da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas Metragistas do Espírito Santo – ABD&C/ES que procedeu ao levantamento dos filmes realizados no Estado em 81 anos de produção cinematográfica em película.

Todo esse trabalho que constitui uma rede de ações realizadas pelos movimentos dos coletivos audiovisuais em todo o país só irá nos fortalecer, pois ao conhecermos nossa história, podemos começar a entender a importância das ações, tanto individuais como coletivas, para o fortalecimento da produção cultural do país.

Ao tornarmos visível a contribuição desses indivíduos e organizações culturais podemos também, fortalecer nossas ações do presente tornando-as públicas de fato, preservando a memória do passado, mas também construindo as bases para criar as possibilidades de uma memória cultural do futuro.

A equipe responsável pela realização do projeto é formada por:

  1. Coordenação do projeto: Saskia Sá
    Diretora de Memória do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – CNC
  2. Produtor e responsável legal: Claudino de Jesus
    Presidente do CNC
  3. Pesquisadora e organizadora do material documental: Mariza Teixeira
    Presidente da Associação de Cineclubes de Vila Velha e Diretora suplente do CNC.
  4. Criador do ambiente virtual/blog da Memória Cineclubista Capixaba: João Baptista Pimentel Neto
    Secretário Geral do CNC.
  5. Catalogador e responsável pela digitalização e disponibilização do material documental no blog: Bruno Cabus
    Coordenador do Cineclube Central – Vila Velha.
  6. Arte e Design: Hélio Coelho e Fernando Santana

Estamos muito felizes com mais esta conquista do movimento cineclubista. Você é nosso convidado pra esse momento tão importante!

http://culturadigital.br/memoriacineclubeses

Saskia Sá
Diretora de Memória do CNC
Coordenação do Projeto

Antônio Claudino de Jesus
Presidente do CNC
Produtor do Projeto

Obrigado por acessar o Nação Cineclube. Entraremos em contato.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s